Penafiel vai criar residência para 32 estudantes no centro histórico

Penafiel vai criar residência para 32 estudantes no centro histórico
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Penafiel anunciou hoje que vai criar uma residência universitária no centro histórico, para alojamento a preços acessíveis, com capacidade para 32 estudantes.

Segundo aquela autarquia do distrito do Porto, o alojamento ficará na Rua Alfredo Pereira, contando com 13 quartos duplos e quatro quartos individuais.

A disponibilização do alojamento vai acontecer graças à reabilitação de um imóvel devoluto.

A obra vai ser comparticipada por fundos europeus, através do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), apontando-se o final de 2024 como a data para a concussão da empreitada.

Segundo a câmara municipal, “este projeto irá reforçar a dinâmica social e económica local, contribuindo, assim, para a regeneração da Rua Alfredo Pereira e da zona envolvente”.

O edifício terá vários espaços de utilização coletiva, incluindo uma sala de estudo, zona de refeições e uma sala de convívio.

Os residentes terão, ainda, uma lavandaria e outros serviços de apoio.

Atualmente, o concelho de Penafiel tem duas instituições de ensino superior: o Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e o Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde.

Antonino Sousa, presidente da Câmara de Penafiel, citado no comunicado, sublinha que “fixar os jovens estudantes em Penafiel e proporcionar mais e melhores condições de acesso ao ensino superior tem sido uma das prioridades das políticas municipais”.

+ notícias: Norte

Incêndio mata 12 ovelhas em Valpaços

Um incêndio que deflagrou esta quarta-feira em dois armazéns agrícolas em Valpaços, no distrito de Vila Real, destruiu dois tratores e causou a morte a 12 ovelhas, adiantou à Lusa fonte dos Bombeiros de Carrazedo de Montenegro.

Time Out Market, o novo reduto gastronómico no coração do Porto

O conceito arrancou em 2014, no mercado da Ribeira, em Lisboa, e o sucesso motivou a expansão da marca pelo mundo. O Time Out Market estende-se agora ao Norte do país, mais concretamente ao Porto, numa localização premium da cidade.

Homem escravizado durante 17 anos em Bragança. PJ deteve quatro suspeitos

Quatro pessoas são suspeitas de terem escravizado e maltratado um homem de 54 anos durante quase duas décadas, em Bragança, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).