"Hoje temos um nível de despesa social maior do que quando a crise começou" - Passos Coelho

| Política
Porto Canal / Agências

Cinfães, 05 jul (Lusa) - O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, reafirmou hoje que Portugal tem atualmente um nível de despesa social maior do que tinha quando a crise começou, considerando que é preciso cumprir certos limites porque senão aqueles que precisam deixarão de ter.

"Nós hoje temos um nível de despesa social maior do que aquele que tínhamos quando a crise começou. Despendemos mais dinheiro do Estado e dos contribuintes do que no princípio na crise", disse Passos Coelho durante um discurso no Lar Residencial da Associação de Solidariedade Social de Souselo, em Cinfães.

Na opinião do primeiro-ministro, se hoje se gasta mais nesta fatura e "aqueles que têm mais rendimentos, contribuem mais do que antes para este sistema", é preciso "cumprir certos limites porque senão aqueles que precisam deixarão de ter".

"Às vezes as pessoas não têm noção disso e muitas vezes a forma como nós nos relacionamos com a comunicação social e como ela divulga as notícias, não deixa espaço para este esclarecimento. Transformamos as nossas intervenções numa série de 'slogans'. Debitamos imensos 'slogans' na esperança de que eles caibam naqueles 10 ou 15 segundos que são transmitidos", justificou.

Pedro Passos Coelho defendeu ainda que "os governos não podem dar mais do que aquilo que têm".

"Quando dão mais do que aquilo que têm, ficam a dever e nós não queremos voltar a esse tempo em que acrescentamos só responsabilidades que depois não conseguimos satisfazer", garantiu.

Passos Coelho dedica o dia de hoje aos concelhos de Cinfães e de Arouca.

JF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.