Oliveira de Azeméis vai ter obras de 1,5 milhões de euros em quatro escolas

Oliveira de Azeméis vai ter obras de 1,5 milhões de euros em quatro escolas
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis assinou hoje o auto de consignação relativo a obras de 1,5 milhões de euros que arrancam em setembro e visam requalificar quatro escolas desse concelho do distrito de Aveiro.

O objetivo é assegurar mais “conforto, segurança e melhores condições de trabalho” a profissionais e alunos, permitindo, inclusive, “a erradicação de contentores” como os que vêm acomodando parte da comunidade educativa local.

Joaquim Jorge Ferreira, presidente da autarquia, prevê que a referida empreitada terá “um impacto positivo na promoção do sucesso escolar”, pelo que a considera “um investimento estratégico” na qualidade do ensino local e no desenvolvimento do território.

“Continuamos a apostar fortemente no futuro das nossas crianças e jovens, criando condições de aprendizagem que lhes permitam adquirir conhecimento, serem felizes e terem sucesso nas suas vidas”, declara o autarca socialista à Lusa.

Os estabelecimentos de ensino abrangidos pela intervenção são: a Escola EB1 do Brejo, em São Martinho da Gândara; a EB1 da Igreja, em Palmaz; a EB1 com Jardim-de-Infância, na zona da Alumieira e de Loureiro; e a EB1 de Lações, em Oliveira de Azeméis.

As quatro obras serão conduzidas pela empresa DAPE, que terá na escola de Lações a empreitada mais exigente – está orçada em quase 500.000 euros e será para executar no prazo máximo de 16 meses.

Segue-se, por ordem de custo, a requalificação da EB1 do Brejo, em que a despesa ronda os 391.000 euros e envolve 14 meses de trabalho, e depois a escola de Palmaz, que vai absorver cerca de 315.000 euros num prazo de nove meses.

Alumieira e Loureiro, por sua vez, vão exigir 14 meses de trabalho e um encargo de 216.000 euros.

Todas essas intervenções irão decorrer em paralelo à atividade letiva dos referidos estabelecimentos de ensino, já que as obras “não comprometem as aulas”.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).