A cidade da porta aberta. Braga tornou-se “o céu do mundo” para milhares de brasileiros

| Norte
Porto Canal

Ao contrário de praticamente todas as cidades portuguesas, que de ano para ano têm vindo a perder habitantes, em Braga verifica-se um crescimento populacional de 6,5%. Os responsáveis pela inversão da tendência são os cidadãos brasileiros, que veem na cidade uma fuga à realidade difícil vivida no seu país. A autarquia de Braga estima que sejam já perto de 15 mil, ou seja, cerca de 7% da população total do concelho.

Braga tem sido, nos últimos anos, uma verdadeira “cidade da porta aberta”, capaz de atrair milhares de brasileiros com o sonho de morar na Europa. A procura por uma vida financeira mais confortável deixou de ser o único motivo para a imigração.

A realidade política do país (que tem eleições presidenciais daqui a menos de um mês), a falta de segurança e até a facilidade do trabalho à distância, trazida pela pandemia, tornaram-se fatores relevantes para a decisão de sair do Brasil.

200 anos depois de o Brasil se ter tornado independente, a história inverte-se. Agora, são os brasileiros que vêm à descoberta de Portugal. Liliane, Alexandra e Bárbara são os rostos dessa mudança e de uma reportagem Porto Canal, gravada entre São Paulo e Braga.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.