A cidade da porta aberta. Braga tornou-se “o céu do mundo” para milhares de brasileiros

| Norte
Porto Canal

Ao contrário de praticamente todas as cidades portuguesas, que de ano para ano têm vindo a perder habitantes, em Braga verifica-se um crescimento populacional de 6,5%. Os responsáveis pela inversão da tendência são os cidadãos brasileiros, que veem na cidade uma fuga à realidade difícil vivida no seu país. A autarquia de Braga estima que sejam já perto de 15 mil, ou seja, cerca de 7% da população total do concelho.

Braga tem sido, nos últimos anos, uma verdadeira “cidade da porta aberta”, capaz de atrair milhares de brasileiros com o sonho de morar na Europa. A procura por uma vida financeira mais confortável deixou de ser o único motivo para a imigração.

A realidade política do país (que tem eleições presidenciais daqui a menos de um mês), a falta de segurança e até a facilidade do trabalho à distância, trazida pela pandemia, tornaram-se fatores relevantes para a decisão de sair do Brasil.

200 anos depois de o Brasil se ter tornado independente, a história inverte-se. Agora, são os brasileiros que vêm à descoberta de Portugal. Liliane, Alexandra e Bárbara são os rostos dessa mudança e de uma reportagem Porto Canal, gravada entre São Paulo e Braga.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.