Hóquei em Patins: "Dragões" batem "Águias" de forma categórica e conquistam Elite Cup
Porto Canal
Os campeões nacionais, vencedores da Taça de Portugal e Campeões do Mundo continuam imparáveis. No início da nova época, o FC Porto conquistou a Elite Cup após vencer o Benfica na final por 4-1. Gonçalo Alves, Ezequiel Mena (2) e Carlo Di Benedetto assinaram os golos no derradeiro encontro.
Os Dragões foram os primeiros a festejar no clássico depois de o inevitável Gonçalo Alves ter batido, de grande penalidade, Pedro Henriques. Tudo começou com uma falta de Nil Roca sobre Carlo Di Benedetto e o 77, com a eficácia habitual, não desperdiçou.
À passagem do quarto de hora, Mena dilatou a vantagem portista no encontro. Após uma recuperação de bola e na sequência de um três para dois em ataque rápido, Reinaldo García serviu o compatriota, que atirou ao ângulo (2-0). A resposta adversária foi imediata e Nil Roca reduziu com um remate forte (2-1).
Na prova que marca também a estreia do serviço de revisão televisivo no hóquei em patins, a nova ferramenta foi posta à prova para ajudar os árbitros a restabelecer a verdade desportiva aos 17 minutos. Após um imbróglio junto à baliza de Xavi Malián, foi assinalada grande penalidade para o Benfica e, na primeira tentativa de conversão, Nicolia não conseguiu bater o guarda-redes, que, sem qualquer irregularidade, fez uma grande defesa. Os árbitros mandaram repetir o lance e o 5 lisboeta até marcou, mas o FC Porto pediu para o lance ser revisto e o golo acabou anulado, após uma análise exaustiva e muito demorada.
Na resposta, o brilhantismo de Mena voltou a sobressair. O argentino levantou o esférico e passou-o por cima de Pedro Henriques para celebrar o terceiro golo dos da Invicta no jogo, o bis na conta pessoal (19m). A nove segundos do intervalo, Carlo Di Benedetto cometeu a décima falta do FC Porto na partida e, de livre direto, Nicolia voltou a esbarrar em Xavi Malián.
Na segunda parte, já depois de terem falhado dois livres diretos, os azuis e brancos carimbaram a vitória a dois minutos do final com um golo de Carlo Di Benedetto, que estabeleceu o 4-1 definitivo.
No próximo sábado, FC Porto e Benfica voltam a defrontar-se, mas em Barcelos e a contar para a Supertaça (15h00, Porto Canal/FC Porto TV).
FICHA DE JOGO
FC PORTO-BENFICA, 4-1
Elite Cup, final
4 de setembro de 2022
Pavilhão Municipal Cidade de Tomar
Árbitros: Pedro Figueiredo e Rui Silva
FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Xavier Barroso, Reinaldo García (cap.), Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Telmo Pinto, Ezequiel Mena, Rafa e Diogo Barata
Treinador: Ricardo Ares
BENFICA: Pedro Henriques (g.r.), Pol Manrubia, Nil Roca, Roberto Di Benedetto e Gonçalo Pinto
Suplentes: Rui Mendes (g.r.), Carlos Nicolia, Edu Lamas, Pablo Àlvarez e Daniel Oliveira
Treinador: Nuno Resende
Ao intervalo: 3-1
Marcadores: Gonçalo Alves (8m), Ezequiel Mena (15m e 19m), Nil Roca (15m) e Carlo Di Benedetto (48m)
🏆 A Elite Cup é nossa💪💪
— FC Porto (@FCPorto) September 4, 2022
FC Porto Fidelidade 4-1 Benfica
🏑 Gonçalo Alves, Ezequiel Mena (2) e Carlo Di Benedetto#FCPortoHóquei #FCPortoSports pic.twitter.com/G6LpvwewtR
Veja as imagens da consagração dos "Dragões"