PJ da Guarda deteve homem por abuso sexual de menores

| País
Porto Canal / Agências

Guarda, 04 jul (Lusa) - A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção, na Guarda, de um homem reformado, com 55 anos, por crimes de abuso sexual de menores.

O Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda adiantou, em comunicado, que o detido é o presumível autor da prática de, pelo menos, dois crimes de abuso sexual de crianças, registados no período compreendido entre 2009 e 2013, no concelho da Guarda.

Segundo a fonte, um dos crimes ocorreu, "de forma reiterada, sobre a mesma menor e o outro, de forma aparentemente isolada".

"As vítimas são uma enteada do autor - na altura do início dos factos com apenas 10 anos de idade - e uma sua amiga, alguns anos mais nova, mas supostamente abusada também quando já tinha 10 anos", refere a PJ na nota enviada à agência Lusa.

Os factos "terão ocorrido todos no interior da habitação comum do ora detido e daquela sua enteada", aproveitando-se o suspeito "das ausências noturnas da então sua companheira, mãe da menor, por motivos de natureza profissional", indica.

A investigação da PJ que culminou com a detenção do suspeito teve origem no alerta de uma instituição de acolhimento de crianças em risco da Guarda.

O detido foi presente às autoridades judiciárias competentes, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventual medida de coação.

ASR // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.