EUA/Escutas: Durão Barroso pediu controlo de segurança - porta-voz

| Política
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 01 jul (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, deu ordens para que fosse feita uma verificação da segurança do executivo comunitário, na sequência das notícias sobre a alegada espionagem norte-americana à União Europeia (UE), disse hoje uma porta-voz.

"Face a estas alegações [notícias sobre escutas dos Estados Unidos a instituições e países europeus], o presidente [da Comissão Europeia, José Manuel Durão] Barroso instruiu os serviços competentes da Comissão para procederem a uma verificação abrangente", afirmou Pia Ahrenkilde Hansen na conferência diária do executivo comunitário.

A revista Der Spiegel noticiou no domingo que a Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana espia edifícios oficiais da UE nos Estados Unidos e em Bruxelas há vários anos.

"São notícias perturbadoras. Se se provar que são verdadeiras, exigem um esclarecimento completo", afirmou a porta-voz, acrescentando que a "Comissão Barroso" aguarda respostas das autoridades norte-americanas.

"Clareza e transparência é o que esperamos dos nossos parceiros e é o que esperamos dos Estados Unidos", disse ainda Pia Ahrenkilde Hansen.

No domingo, a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, afirmou que o Serviço Europeu de Ação Externa pediu às autoridades norte-americanas uma "clarificação urgente" das alegações de espionagem dos Estados Unidos à UE.

Em comunicado, a alta-representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança manifestou preocupação com o caso, adiantando que o Serviço Europeu de Ação Externa, em Bruxelas, contactou com as autoridades norte-americanas visando uma "clarificação urgente da veracidade das alegações".

Catherine Ashton disse que as autoridades norte-americanas comprometeram-se a averiguar informações e a comunicá-las "tão breve quanto possível" às entidades europeias.

CSJ (ER) // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.