Custo de vida dos portugueses quase triplica desde o início da guerra na Ucrânia

| País
Porto Canal

Após seis meses de guerra, o custo de vida agravou-se para os portugueses. Ir ao supermercado é hoje uma garantia de gastar mais. A inflação alastrou-se aos bens alimentares, aos combustíveis, à eletricidade e agora ao preço do gás.

Com uma guerra que já dura há meio ano, a inflação já faz parte do dia-a-dia dos portugueses. A diferença está na hora de abrir a carteira.

Com a inflação a atingir no mês passado novos máximos em 30 anos, fazem-se contas à vida e já se priorizam gastos na hora de ir às compras.

O aumento do custo de vida em Portugal faz com que um salário de mil euros passe a ter um valor real de apenas 909 euros, à medida que a inflação, hoje nos 9,1%, delapida cada vez mais o poder de compra dos portugueses, pode ler-se no "Correio da Manhã", esta quinta-feira. 

No início do ano a taxa de inflação cifrava-se no 3,3%, mas a guerra na Ucrânia despoletou uma escalada dramática dos preços dos bens alimentares e dos produtos energéticos, fazendo subir a inflação para o nível mais alto desde novembro de 1992.

Dados da Deco mostram que o cabaz alimentar de produtos essenciais aumentou 23 euros desde 24 de fevereiro, atingindo atualmente os 206,77 euros. O preço da carne subiu 17,4%, o do peixe perto de 15% e o dos laticínios 10,71%.

A associação de defesa do consumidor explica que “Portugal está altamente dependente dos mercados externos para garantir o abastecimento dos cereais necessários ao consumo interno”.

Para mitigar os impactos da subida da conta do gás, o governo anunciou que quer levantar as restrições para permitir às famílias e pequenos negócios o acesso ao mercado regulado.

Uma medida que de acordo com o ministro do ambiente, vai abranger 1,5 milhões de clientes.

+ notícias: País

Seis urgências fechadas no sábado e sete no domingo

Seis urgências de Ginecologia e Obstetrícia e de Pediatria vão estar encerradas no sábado, enquanto no domingo sobem para sete, segundo as escalas de Urgências publicadas no Portal do Serviço Nacional de Saúde.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.