Incêndios: Fogo em Vila Real era o que ocupava mais meios às 16:00

| Norte
Porto Canal / Agências

O incêndio em Samardã, Vila Real, era o que ocupava mais meios cerca das 16:00, altura em que estavam em curso 14 incêndios, localizados sobretudo no Norte do continente, segundo o 'site' da Proteção Civil.

Os 14 incêndios rurais em curso cerca das 16:00 eram combatidos por 1.285 operacionais, 344 meios terrestres e 25 meios aéreos. Em resolução estavam à mesma hora cinco incêndios, combatidos por 73 operacionais, 20 meios terrestres e um meio aéreo.

Os incêndios que desde domingo lavram em Samardã, no concelho de Vila Real, Rojão do Meio, em Mesão Frio (distrito de Vila Real) e de Lapela, em Monção, no distrito de Viana do Castelo, continuavam em curso e a ser considerados os mais preocupantes para a Proteção Civil.

Em Samardã estavam o maior número de operacionais (526), ajudados por 155 meios terrestres e quatro aviões de combate.

Em Rojão do Meio, estavam 111 operacionais, com 29 meios terrestres e dois aviões de combate.

Em Lapela estavam 121 operacionais, 34 veículos, dois aviões e ainda três helicópteros de combate.

Além destes, estavam em curso fogos em Antime e Silvares, no concelho de Fafe, e em Guilhofrei, em Vieira do Minho, ambos no distrito de Braga; em São Julião (no concelho de Setúbal); em Quinta do Briçal (Rio Maior) e em Ninho de Águia e Carvalhal (este desde a passada sexta-feira), no concelho de Ourém, no distrito de Santarém; em Nogueira do Cravo (Oliveira de Azeméis, Aveiro); em Macieira da Lixa (Felgueiras) e em Recarei (Paredes), no distrito do Porto; em Carregueiro (Aljustrel, Beja); e em Paredes do Vale (Arcos de Valdevez, Viana do Castelo).

Em conclusão estavam 39 ocorrências, envolvendo mesmo assim 800 operacionais, 248 veículos e quatro meios aéreos.

De acordo com o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes, o combate para hoje à tarde deverá ser prejudicado pelo agravamento do tempo quente, baixa humidade e rotação do vento.

Nos últimos três dias foram registadas 215 ignições de incêndios rurais, que foram combatidos por 8.034 operacionais e localizados sobretudo nos distritos do Porto (29 ocorrências), Braga (10) e Vila Real (10), Lisboa (nove) e Viseu (oito).

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sexta-feira.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

+ notícias: Norte

Oliveira de Azeméis diz que Metro do Porto deve focar-se em chegar a "todas as regiões" da AMP

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que integra a Área Metropolitana do Porto (AMP), defendeu esta terça-feira que, independentemente da sua estrutura acionista, a empresa Metro do Porto deve focar-se em chegar ao sul do território.

Motociclista em estado grave após queda por ribanceira em Paredes

Um motociclista ficou em estado grave depois de uma colisão com um carro em Baltar, avançou fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto ao Porto Canal.

Atualização. Morreu motociclista envolvido em acidente em Paredes

O motociclista que tinha ficado em estado grave após a colisão com um carro acabou por morrer.