FC Porto vs Sporting (3-0): Exibição de gala dos "Dragões" vale vitória folgada e liderança isolada 

FC Porto vs Sporting (3-0): Exibição de gala dos "Dragões" vale vitória folgada e liderança isolada 
| Desporto
Porto Canal

Numa noite memorável, no Estádio do Dragão, o Futebol Clube do Porto venceu o Sporting com 3 golos sem resposta. Evanilson, Matheus Uribe e Galeno foram os autores dos golos dos "dragões", e que cimentaram a liderança isolada dos comadandos de Sérgio Conceição no campeonato. 

Num Estádio do Dragão pintado de azul e branco, a formação de Sérgio Conceição cimentou o seu excelente início de temporada, com um confrtável triunfo por 3-0. O primeiro golo surgiu já em cima do intervalo, aos 42 minutos, por intermédio do inevitável Evanilson. 

João Mário cruzou na direita e Adán saiu para o cruzamento mas falhou a interceção. O guardião leonino chocou com Taremi e a bola sobrou para Evanilson que só teve de empurrar para a baliza, levando à loucura os milhares de adeptos presentes nas bancadas.

O lance ainda foi validado pelo VAR, que autorizou o tento portista. Este foi o segundo golo do avançado brasileiro ao Sporting: já tinha marcado na época passada, na Taça de Portugal, em Alvalade.

Até à ida para os balneários, Diogo Costa ainda teve tempo de vestir a capa de herói por duas vezes e impedir o golo da formação lisboeta. Primeiro a Francisco Trincão. O extremo português apareceu no centro da área para responder ao cruzamento de Matheus Reis e só uma enorme defesa do guardião portista evitou o golo. E na jogada seguinte, na sequência de um canto, Gonçalo Inácio saltou bem para cabecear o esférico, mas Diogo Costa voltou a agigantar-se para nova defesa memorável e manter a vantagem azul e branca ao intervalo.

O ritmo foi crescendo ao longo da primeira parte e culminou com os minutos finais, absolutamente frenéticos, tendo sido os pupilos de Sérgio Conceição quem mais fizeram pela vida.

No segundo tempo, com o Sporting a correr atrás do prejuízo, o encontro tornou-se mais repartido, e as ocasiões de golo não abundaram. Ainda assim, foi o FC Porto a primeira equipa a criar perigo e pelos pés de Bruno Costa, a grande novidade do onze portista, aos 54 minutos. Contudo, o tiro tirou tinta à trave portista.

A chave para desbloquear a vitória do FC Porto viria aos 75 minutos. Na sequência de uma incursão da equipa da casa, Pedro Porro protagonizou uma autêntica defesa, em cima da linha de golo, a tentar evitar o tento de Galeno.

Nuno Almeida não teve dúvidas e mostrou o vermelho direto ao lateral espanhol do Sporting.

Na cobrança do castigo máximo, Matheus Uribe não tremeu e colocou o Porto mais perto da vitória no jogo grande da terceira jornada.

Nesta fase do encontro, o FC Porto estava imparável e, após nova defesa brilhante de Diogo Costa a remate de Fatawu Issahaku, Wenderson Galeno iria fecharb as contas do clássico, com novo golo de penálti. Adán, na tentativa de alcançar a bola, chegou fora de tempo ao lance e acabou por derrubar o jogador portista. 

Da marca dos 11 metros, o extremo brasileiro, ex-Braga, não deu hipóteses de defesa a Adán, colocando um ponto final no encontro. 

Até ao apito final, Gabriel Verón ainda viu um golo ser-lhe anulado, mas nada que alterasse o rumo do encontro. 

O FC Porto segue só com triunfos na presente temporada, com a vitória na Supertaça e com 3 triunfos em 3 jogos na Liga, e deixa já o Sporting a 5 pontos da liderança.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Hóquei em Patins): 19.ª Taça de Portugal a caminho do Dragão. Crónica de jogo 

Portistas bateram o Óquei de Barcelos por 3-2 na final da prova rainha.

FC Porto: Factos e números de uma eleição histórica

26.876 votos, zero incidentes, zero reclamações, o 32.º presidente eleito e um sinal de vitalidade histórico. Decorreram ontem, no Estádio do Dragão, as Eleições para os Órgãos Sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028, das quais a Lista B e André Villas-Boas saíram vencedores com 21.489 votos dos associados.

FC Porto: Eis o “onze” dos Dragões para o clássico com o Sporting

Já é conhecida a equipa do FC Porto que, neste domingo, vai subir ao relvado do Estádio do Dragão para o jogo com o Sporting (20h30, Sport TV), a contar para a 31.ª jornada do campeonato.