Medalhas de ouro para azeite de Murça ajudam a abrir portas à exportação

| País
Porto Canal / Agências

Murça, 03 jul (Lusa) -- O azeite da Cooperativa dos Olivicultores de Murça conquistou duas medalhas de ouro em Israel e Estados Unidos da América (EUA), que ajudam a "abrir portas à exportação" nesta organização que tem a China como principal cliente externo.

"Estas medalhas são extremamente importantes principalmente para a exportação, porque são dois concursos importantes em duas zonas do mundo completamente distintas", afirmou hoje à agência Lusa o presidente da direção da cooperativa, Rui Dias.

O azeite Porca de Murça recebeu a medalha de ouro Prestige no Concurso TerraOlivo 2014, em Israel, e conseguiu, mais uma vez, conquistar a medalha de ouro no concurso internacional "Los Angeles International Olive Oil Competition 2014", nos EUA.

"Estamos já a receber pedidos de cotação de vários sítios do globo para exportar para destinos onde já estamos implementados e para novos mercados. As notícias foram-se espalhando pelos especialistas", acrescentou.

Os azeites de Murça estão presentes em 40 mercados, desde o mercado da saudade na Europa, ao Brasil, Angola, Moçambique, Canadá, EUA e China, para onde se iniciou a exportação há mais de dois anos.

O dirigente salientou que a China é considerada "um dos maiores clientes" da organização que prepara, neste momento, mais um contentor para seguir para aquele país do oriente que consome na ordem dos "50 a 100 mil litros de azeite" de Murça por ano.

Em 10 anos, a cooperativa ganhou pelo menos seis medalhas de ouro nos EUA, país para onde as vendas têm aumentado precisamente, na opinião de Rui Dias, devido "à boa performance" nos concursos.

A exportação representa já cerca de 60% do volume de negócios da cooperativa.

Segundo o responsável, a produção média anual ronda o meio milhão de litros e o volume de negócios os dois milhões de euros por ano.

Rui Dias considerou a conquista do ouro nos dois concursos internacionais como o reconhecimento pela qualidade e trabalho dos agricultores do concelho e da cooperativa.

"Satisfaz-nos imensamente termos conseguido um azeite desta qualidade e que é reconhecido, por incrível que possa parecer, apenas e só fora de Portugal", sublinhou.

Contabilizando cerca de 900 associados, a cooperativa agrícola representa a maioria dos pequenos produtores do concelho de Murça.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.