Populares e ativistas marcaram presença num protesto contra a exploração de lítio na mina do Barroso

| Norte
Porto Canal

Na manhã desta terça-feira, dezenas de populares e ativistas marcaram presença numa manifestação contra a exploração de lítio na mina do Barroso. A arruada simbólica serviu de alerta para os impactos ambientais e para a escassez de água de que a região enfrenta e que a extração mineira pode agravar.

A iniciativa de protesto já tinha arrancado na passada sexta-feira com um acampamento e terminou esta terça-feira com um protesto simbólico, onde dezenas de pessoas bloquearam a porta do escritório da Savannah, empresa que quer avançar com a exploração mineira em Covas do Barroso.

Um ano depois de ter terminado a consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental, a Savannah informou no início de julho ter sido notificada pela Agência Portuguesa do Ambiente para reformular o projeto no prazo de seis meses. A decisão está prevista até março de 2023.

+ notícias: Norte

Continua tudo na mesma. Comboio da CP com destino ao Pocinho sobrelotado

Pouco mais de uma semana depois, o Porto Canal teve acesso a imagens exclusivas que mostram um comboio da CP na linha do Douro completamente sobrelotado.

Dois homens esfaqueados na rua em Braga. Agressor em fuga

Dois homens foram esfaqueados na tarde desta quarta-feira, na Rua de Ambrósio dos Santos, em São Vítor, em Braga, e foram transportados para o Hospital de Braga com ferimentos ligeiros. O agressor fugiu e está a ser procurado pela PSP.

TAP não aposta na Europa, mas low costs reforçam destinos. Como vai ser o inverno no Aeroporto do Porto?

A TAP vai manter, no inverno de 2022, a estratégia utilizada no ano passado para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro: apostar nas ligações diretas com o Brasil e na ponte aérea para Lisboa. De fora do investimento da companhia área nacional ficam, mais uma vez, os principais destinos europeus, mas as low costs vão tentar suprir as necessidades da região norte. É o retrato da temporada de inverno no Aeroporto do Porto, que arranca já no mês de novembro.