Populares e ativistas marcaram presença num protesto contra a exploração de lítio na mina do Barroso

| Norte
Porto Canal

Na manhã desta terça-feira, dezenas de populares e ativistas marcaram presença numa manifestação contra a exploração de lítio na mina do Barroso. A arruada simbólica serviu de alerta para os impactos ambientais e para a escassez de água de que a região enfrenta e que a extração mineira pode agravar.

A iniciativa de protesto já tinha arrancado na passada sexta-feira com um acampamento e terminou esta terça-feira com um protesto simbólico, onde dezenas de pessoas bloquearam a porta do escritório da Savannah, empresa que quer avançar com a exploração mineira em Covas do Barroso.

Um ano depois de ter terminado a consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental, a Savannah informou no início de julho ter sido notificada pela Agência Portuguesa do Ambiente para reformular o projeto no prazo de seis meses. A decisão está prevista até março de 2023.

+ notícias: Norte

Autarca admite possibilidade futura de voos comerciais no aeródromo de Braga

O presidente da Câmara de Braga admitiu esta sexta-feira que no futuro o Aeródromo de Palmeira poderá vir a acolher voos comerciais, mas sublinhou que a prioridade imediata é utilizar aquela infraestrutura para fins formativos dentro do setor aeronáutico.

Autarca de Braga admite "casos isolados" de habitação ilegal em lojas e garagens

O presidente da Câmara de Braga admitiu a existência na cidade de “casos isolados” de pessoas que pagam para viver em lojas ou garagens, e pediu que as situações detetadas sejam denunciadas, para acionamento dos mecanismos legais.

Subida do preço dos ovos faz folares de Vale de Ílhavo ficarem mais caros

Várias padeiras de Vale de Ílhavo decidiram subir o preço dos folares cozidos em forno a lenha, um produto tradicional desta localidade de Ílhavo, no distrito de Aveiro, devido à escalada do preço dos ovos.