Populares e ativistas marcaram presença num protesto contra a exploração de lítio na mina do Barroso

| Norte
Porto Canal

Na manhã desta terça-feira, dezenas de populares e ativistas marcaram presença numa manifestação contra a exploração de lítio na mina do Barroso. A arruada simbólica serviu de alerta para os impactos ambientais e para a escassez de água de que a região enfrenta e que a extração mineira pode agravar.

A iniciativa de protesto já tinha arrancado na passada sexta-feira com um acampamento e terminou esta terça-feira com um protesto simbólico, onde dezenas de pessoas bloquearam a porta do escritório da Savannah, empresa que quer avançar com a exploração mineira em Covas do Barroso.

Um ano depois de ter terminado a consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental, a Savannah informou no início de julho ter sido notificada pela Agência Portuguesa do Ambiente para reformular o projeto no prazo de seis meses. A decisão está prevista até março de 2023.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.