Ministro da Cultura foi o visitante 6 milhões dos Clérigos e prometeu mais fundos para o setor

| Norte
Porto Canal

O ministro da Cultura diz que o governo tem o compromisso de aumentar o orçamento do setor em 2,5%, até ao fim da legislatura. A garantia foi deixada, esta terça-feira, durante uma visita ao Porto, onde Pedro Adão e Silva foi escolhido para ser o visitante número 6 milhões da Torre dos Clérigos.

O ministro garantiu que a Cultura terá verbas reforçadas do Orçamento de Estado. "Os recursos são mesmo necessários e o compromisso é fazer aumentar a verba para 2,5% no final da legislatura. Vamos cumprir. Isso implica um crescimento significativo já em 2023. Essa garantia posso dar", avança Pedro Adão e Silva.

Ao Orçamento do Estado vai juntar-se ainda o investimento do PRR, que o ministro considera essencial. Na cultura a maior fatia dos fundos será para equipamentos na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas o ministro recusa a ideia de uma centralização dos recursos.

“A região Norte e as outras regiões do país que não Lisboa beneficiaram mais num passado recente. Alias, estamos aqui num local (Torre dos Clérigos) que beneficiou de investimentos significativos com fundos europeus”, afirma o Ministro.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.