Pedro Proença "convicto" de que a II Liga 2023/24 terá VAR

| Desporto
Porto Canal / Agências

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, manifestou hoje a "convicção" de que será possível implementar o sistema de videoárbitro (VAR) na II Liga a partir da próxima temporada.

No Estádio de Faro, onde marcou presença para assinalar o arranque da II Liga 2022/23, Proença revelou que a LPFP pretende alcançar esta época "os 350 mil adeptos" em jogos do escalão secundário, antes de revelar confiança na implementação do VAR no próximo ano.

"[Esperamos] Conseguir implementar o mais rapidamente possível o VAR na II Liga. Queremos acreditar e temos a convicção de que será uma realidade no próximo ano, algo que será importante na defesa da verdade desportiva e para premiar o investimento que os clubes têm feito", disse o presidente da LPFP em declarações à Sport TV, antes do início do Farense-Torreense, o primeiro jogo da II Liga.

No início de julho, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tinha informado que a implementação do sistema VAR na II Liga portuguesa, na época 2023/24, não está assegurado, revelando que ainda não tinha sido possível chegar a um acordo financeiro com a Liga de clubes sobre este tema.

Em relação à II Liga 2022/23, Pedro Proença disse esperar "mais uma edição com clubes organizados e com fortes investimentos, pelo que serão, certamente, 306 jogos com um nível muito elevado".

A primeira jornada da II Liga arranca hoje, em Faro, com o encontro entre o Farense e o regressado Torreense, equipa que venceu a Liga 3 na época passada.

+ notícias: Desporto

Adeptos portistas têm estado em força nas bancadas desde os primeiros jogos

O FC Porto tem contado com muito apoio na bancada por parte dos portistas e os primeiros jogos têm sido exemplo disso. O mar azul e branco acompanha a equipa dentro ou fora da cidade Invicta e é expectável que os adeptos portistas voltem em força a casa no jogo da próxima jornada frente ao Sporting.

Frederico Varandas suspenso por 70 dias na sequência de ofensas a Pinto da Costa

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, foi suspenso por 70 dias pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol na sequência de ofensas a Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto. Para além da suspensão, o Presidente do Sporting terá de pagar uma multa de 13.260 euros.

Matheus Nunes praticamente certo nos Wolves. Veja o Mercado de Transferências desta terça-feira

Ainda não está fechado, mas o Sporting já aceitou a proposta dos ingleses: são 45M€+5M€ por objetivos. É com este valor que o Wolverhampton seduziu a direção liderada por Frederico Varandas, faltando agora o ‘sim’ de Matheus Nunes. O internacional português tem sido sondado todo o verão por equipas da Premier League, mas até agora tem recusado uma transferência para menos do que o Top 6 de Inglaterra.