Marcelo apela a vítimas de abusos: "testemunhem, utilizem o direito de denúncia" 

Marcelo apela a vítimas de abusos: "testemunhem, utilizem o direito de denúncia" 
| Política
Porto Canal

O Presidente da República apela às vítimas de abuso na Igreja Católica que apresentem testemunhos. Marcelo Rebelo e Sousa recebeu, hoje, a Comissão Independente que diz ter desbloqueado um "tabu".

O chefe de Estado admitiu ter ficado impressionado com o facto de nenhuma das vítimas pedir indemnizações. Marcelo Rebelo de Sousa diz que as essas pessoas querem uma assunção de responsabilidades por aquilo que terá acontecido.

+ notícias: Política

António Costa garante que Alemanha "pode contar 100% com o empenho de Portugal" para construção de gasoduto

O primeiro-ministro garantiu hoje que "a Alemanha pode contar 100% com o empenho de Portugal para a construção do gasoduto", depois de o chanceler alemão ter apelado à construção dessa infraestrutura para reduzir a dependência de gás russo.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que lei não permite uso de escusas de responsabilidade

O Presidente da República defendeu que, em regra, a lei não permite o uso das escusas de responsabilidade e que, em política, quando se tem razão, é muito importante saber explicar aos portugueses a razão que se tem. Estas declarações do Presidente da República surgem numa altura em que muitos médicos têm apresentado escusas de responsabilidade por considerarem que não estão reunidas as condições necessárias para desempenharem as funções cumprido as regras da boa prática médica.

Ensino superior terá aumento de 3,7% e tutela retoma fórmula de financiamento

O ensino superior deverá contar com um aumento de 44 milhões de euros no Orçamento do Estado para 2023, mais 3,7% face a 2022, anunciou esta quarta-feira a tutela, adiantando também que vai voltar a aplicar a fórmula de financiamento.