Mundial2022: Ricardo Quaresma deseja Portugal campeão e elogia "juventude"

| Desporto
Porto Canal / Agências

O futebolista internacional português Ricardo Quaresma desejou hoje que a seleção nacional atinja o "sonho" de "ganhar o Mundial" do Qatar2022, elogiando os jogadores mais jovens e o "grande treinador", Fernando Santos.

"Como português e adepto de futebol, quero que a nossa seleção alcance aquilo que é o nosso sonho -- ganhar o Mundial -, sabendo que é difícil e que temos de ter os pés bem assentes na terra porque há seleções fortíssimas", disse, à margem de um evento publicitário, em Lisboa.

O campeão europeu no França2016 excluiu a hipótese de poder voltar a ser convocado para a equipa nacional e manifestou confiança na "juventude" que tem feito parte do lote habitual de eleitos pelo selecionador.

"A seleção está muito bem entregue a esta juventude e, depois, tem o Cristiano [Ronaldo] na frente. Esta juventude tem muita qualidade. São jovens que jogam em grandes clubes e jogam mesmo, não estão de passagem. São importantes nos clubes em que estão e preparados para altos voos", afirmou.

O extremo de 38 anos está de momento sem clube, após duas temporadas ao serviço do Vitória de Guimarães, mas garantiu que "ainda há uns aninhos para jogar".

"Tenho recebido propostas, mas temos de pensar em tudo, mulher, filhos, no que é melhor. Já não falta muito para decidir isso", limitou-se a responder sobre o seu futuro, considerando que "dificilmente" voltará a alinhar na I Liga portuguesa.

A carreira do extremo, quatro vezes campeão português (três pelo FC Porto e uma pelo Sporting), além de campeão europeu com o Inter Milão, sob o comando de José Mourinho, teve ainda passagens pelo futebol turco e dos Emirados Árabes Unidos, além da transferência inicial dos 'leões' para o FC Barcelona em 2003.

Quaresma frisou tratar-se da "vida de cada um", em relação ao 'astro' luso e seu companheiro de formação no Sporting, Cristiano Ronaldo, que também tem estado neste defeso com o futuro incerto, apesar de contratualmente ligado ao Manchester United.

"O Cristiano tem idade suficiente para saber aquilo que quer e não quer. Cabe ao Cristiano decidir o que é melhor para ele", concluiu.

No principal campeonato português, que começa sexta-feira, Ricardo Quaresma vê o campeão, FC Porto, do qual é adepto confesso, como o principal favorito em virtude do trabalho desenvolvido "há cinco anos" pelo mesmo técnico, Sérgio Conceição.

+ notícias: Desporto

FC Porto: "Vamos à Amoreira para ganhar"

Sérgio Conceição pediu foco total frente ao Estoril para evitar dissabores na 27.ª jornada da Liga, este sábado, pelas 20h30.

FC Porto: Última sessão prévia à 27.ª jornada da Liga

O plantel principal do FC Porto voltou, na manhã desta sexta-feira, ao Olival para concluir a preparação para a deslocação ao Estoril, um jogo da 27.ª jornada da Liga que arrancará às 20h30 de sábado (Sport TV) no estádio António Coimbra da Mota.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.