A lenda de Sérgio e do Rei Artur

A lenda de Sérgio e do Rei Artur
| Desporto
Porto Canal

Conquista da Supertaça torna Sérgio Conceição o treinador mais titulado do FC Porto, a par de Artur Jorge.

Sérgio Conceição é, desde este sábado, um dos dois treinadores com mais títulos no FC Porto. A vitória na Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Tondela por 3-0 em Aveiro, permitiu ao técnico somar o oitavo troféu desde que assumiu o comando dos Dragões e igualar assim o número de cetros de Artur Jorge.

A história de Sérgio Conceição na Invicta começou a escrever-se há mais de três décadas. Em 1991 foi recrutado nas camadas jovens da Académica de Coimbra, o clube da terra, para ingressar nos escalões de formação azuis e brancos. Subiu a pulso, fez-se homem e jogador, passou três épocas emprestado - primeiro ao Penafiel, depois ao Leça e por fim ao Felgueiras - e conquistou por mérito próprio um lugar na equipa principal.

Chegou a um balneário onde militavam lendas como João Pinto, Aloísio, Jorge Costa, Paulinho Santos, Rui Barros e Domingos Paciência, bebeu da fonte do portismo e subiu a pulso na hierarquia ao ponto de ultrapassar o eterno capitão pela direita para se consagrar como um dos principais rostos do percurso que culminou com o recorde de pontos europeus e com o primeiro Tricampeonato.

De pedra e cal no onze, voltou a vencer a Liga, juntou-lhe a Taça de Portugal e despertou o interesse de um dos mais abastados emblemas do Velho Continente. Rumou a Itália, encheu as medidas dos tifosi da Lazio, Parma e Inter antes de regressar a casa em 2004, bem a tempo de festejar as vitórias de um ano dourado para o então Campeão Europeu.

Passou os últimos anos da carreira entre os relvados de Liège, do Kuwait e de Salónica para, em 2010, se sentar no banco do Standard na condição de adjunto. Voou da Bélgica para o Algarve, trocou o Olhanense pela amada Académica, os estudantes pelo SC Braga, os arsenalistas pelo rival vimaranense e do Vitória saltou para o Nantes. Os bons resultados conseguidos em Portugal e França tornaram a abrir-lhe as portas do Dragão e o que se segue é do conhecimento geral.

Três campeonatos (dois deles com recorde de pontos), outras tantas Supertaças e duas Taças de Portugal permitiram-lhe alcançar uma inédita dupla Dobradinha e uma marca que pareceu inatingível durante tantos anos: Sérgio Conceição é, ao dia de hoje e a par de Artur Jorge, o mais consagrado timoneiro da centenária história azul e branca.

No Jamor havia superado o número de conquistas de José Maria Pedroto - figura incontornável do clube que vê como “inspiração”, “referência” e “exemplo de dedicação ao trabalho e à causa comum”. No penúltimo dia de julho, em Aveiro, Sérgio Conceição igualou o registo vitorioso de outra lenda dos bancos dos finais do século XX e atingiu um nada modesto total de oito troféus em cinco anos que lhe vale um espaço cada vez maior no coração dos adeptos e outro no Museu do FC Porto.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".