Viagem Medieval de Santa Maria da Feira conta com investimento de 1,5 milhões

Viagem Medieval de Santa Maria da Feira conta com investimento de 1,5 milhões
| Norte
Porto Canal / Agências

A 25ª edição da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira arranca quarta-feira e envolve um orçamento "autossustentável" de 1,5 milhões de euros, ao qual acrescem despesas na requalificação de alguns imóveis situados nos 33 hectares do recinto.

Segundo revela à Lusa o diretor da empresa municipal Feira Viva, que assume a coordenação geral dessa recriação histórica do distrito de Aveiro, o evento "paga-se a si mesmo" com recurso a uma bilheteira na ordem dos 700.000 visitantes e também às verbas disponibilizadas por vários patrocinadores, mas a Câmara Municipal assume autonomamente as despesas de beneficiação em espaços que se mantêm operacionais na zona da festa durante o resto do ano, após os 12 dias de cartaz.

"Uma obra que foi totalmente suportada pela autarquia, por exemplo, é a requalificação da rede de iluminação da nova ecovia, que, apesar de ainda ser muito recente, foi logo vandalizada com pinturas nos postes de luz e o roubo das tampas que cobrem os circuitos elétricos", afirma Paulo Sérgio Pais, sobre a nova zona verde do evento.

A verba gasta na limpeza dessas estruturas ainda não foi apurada porque o arranjo está em curso, mas os estragos afetaram vários dos 124 pontos de luz nesse circuito de 2,5 quilómetros ao longo do rio Cáster e junto à mata das Guimbras, com passagem pelo prado onde decorrem os espetáculos de grande formato.

Com contas já fechadas está a recuperação da Fonte das Guimbras, construída em 1888, e a beneficiação da Casa do Moinho, que funciona como loja oficial da Viagem. Essas duas intervenções custaram 5.000 euros e somam-se a uma despesa de 50.000 com a infraestruturação do recinto, o que abrange a instalação de redes como as de água, saneamento e eletricidade em locais onde antes não havia atividade pública.

Entre as despesas paralelas suportadas pela autarquia, o gasto mais elevado é, contudo, o de 90.000 euros na "requalificação total" das instalações sanitárias das piscinas municipais da Feira, em concreto no balneário disponível para o público externo, que não é utente desse equipamento desportivo. Paulo Sérgio Pais diz que esse arranjo foi "ao pormenor" e aumentou significativamente a capacidade dos principais sanitários do recinto, entre as praças de restauração e a plateia dos espetáculos-âncora.

Nesse prado com vista para as três maiores produções cénicas da Viagem também há investimento novo, mas é suportando pelo orçamento geral de 1,5 milhões da Feira Viva. Na última edição do evento, em 2019, era por esse relvado que se dispunham bancos de madeira e duas bancadas de ferro para uma capacidade total na ordem dos 1.200 lugares, mas este ano os assentos artesanais foram substituídos por mais uma estrutura metálica, o que aumenta a lotação global do relvado para 1.564 espetadores sentados.

"No total, só nestes lugares sentados, o custo é de 20.000 euros", refere o diretor-geral da recriação, salientando que aos espaços das bancadas se podem juntar ainda "umas quantas centenas" de observadores em pé.

O grosso do orçamento da Viagem distribui-se, no entanto, por estruturas físicas, adereços, recursos cénicos, artistas, figurantes e voluntários. Alguns números em concreto refletem a dimensão desse esforço financeiro: o evento terá 2.000 pessoas a trabalhar diariamente no recinto, incluindo 300 voluntários remunerados; vai apresentar um total de 1.600 performances de animação, entre as quais 80 espetáculos por dia de pequeno, médio e grande formato; integrará 193 bancas de artesãos, mercadores e regatões, assim como 19 tabernas; e irá acolher 20 áreas temáticas, que abrangem desde jogos infantis até falcoaria e ainda banhos e massagens.

Após uma interrupção de dois anos devido à pandemia de covid-19, a 25.ª Viagem é dedicada aos vários reinos abordados nas 24 anteriores edições do evento, cobrindo em 12 dias os nove reinados da Primeira Dinastia, que esteve no poder de 1143 a 1383.

O acesso ao recinto da recriação, no horário das 14:00 à 01:00 em dias úteis e das 12:00 à 01:00 aos sábados e domingo, implica a aquisição de bilhetes de 4 ou 5 euros ou, em alternativa, a compra de uma pulseira livre-trânsito que pode custar 8, 9 ou 10. A entrada agora só é gratuita para crianças menores de 3 anos, sendo que a autarquia já ofereceu cerca de 13.000 pulseiras a estudantes que residem no concelho e frequentam até ao 9.º ano de escolaridade.

Aos valores da entrada geral pode acrescer o do acesso a algumas áreas temáticas, a preços entre os 1,5 e os 3,5 euros. A organização também vende packs especiais com merchandising, por 32 a 40 euros, e ainda bilhetes-experiência de 15 a 300 euros, como os que conferem acesso a trajes típicos da Idade Média, à participação num combate de guerreiros ou a uma cerimónia de casamento.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.