Padre acusado de omitir abusos sexuais tenta evitar julgamento 

| País
Porto Canal

O padre da diocese de Évora, acusado de esconder abusos sexuais dentro da igreja a duas meninas, já pediu a abertura de instrução do processo que decorre no tribunal de Santarém.

O padre Heliodoro Nunes, de 50 anos, acusado de um crime de abuso sexual de crianças por omissão, já pediu a abertura de instrução do processo que decorre no tribunal de Santarém.

O pároco de Samora Correia foi afastado de funções depois de o Porto Canal noticiar em primeira mão a acusação e ter questionado a diocese de Évora por ainda se manter em funções. Já foi substituído por outro padre enquanto decorre a investigação interna, mas que vai acompanhnar o processo judicial em que arrisca uma pena de prisão até 8 anos.


O Porto Canal sabe que a defesa do padre Heliodoro Nunos contesta a acusação do Ministério Público e tenta assim escapar a ser julgado. Refuta as acusações que lhe são imputadas no que diz respeito a ter ocultado o abuso sexual a uma menina por parte do chefe dos acólitos, nunca reportou a situação, mesmo tendo sido alertado pela mãe da menina, de 11 anos. Não reportou nem à policia nem à diocese e decidiu apenas afastar o pedófilo da catequese, já que foi nesse âmbito que os abusos aconteceram mas um ano depois, relata o Ministério Público, outra menina, de 11 anos, foi abusada antes de começar a missa. A mãe confrontou de imediato o chefe dos acólitos e avisou o padre, que voltou a não denunciar o caso e apenas impediu o arguido de celebrar missa naquele dia.

O caso chegou à justiça apenas graças à denúncia da mãe da segunda vítima que imediatamente participou o caso ao tribunal… o padre está em liberdade enquanto o chefe dos acólitos está em prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, há quase 6 meses…

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.