FC Porto vence Monaco por 2-1 no regresso ao Dragão

FC Porto vence Monaco por 2-1 no regresso ao Dragão
| Desporto
Porto Canal

O Futebol Clube do Porto recebeu e venceu o AS Monaco por duas bolas a uma, no derradeiro encontro de preparação, antes do arranque oficial da temporada. 

Num Estádio do Dragão pintado de azul e branco, a formação de Sérgio Conceição queria terminar com o pé direito a pré-temporada, antes do primeiro jogo oficial - e já com a possibilidade de conquista do primeiro troféu - a Supertaça, diante do Tondela, no dia 30 de julho, em Aveiro. 

Pela frente os "Dragões" tinham o AS Monaco, equipa que venceu na final da Liga dos Campeões de 2004, por 3-0, na cidade alemã de Gelsenkirchen e que terminou a Ligue 1, na época transata, na terceira posição.

Perante uma excelente moldura humana, os portistas tiveram motivos para sorrir. 

Depois de uma primeira parte sem golos, os da casa impuseram-se na segunda parte e chegaram à vantagem aos 67 minutos. 

Mehdi Taremi foi derrubado por Vanderson na grande área. Da marca dos 11 metros, o avançado iraniano não desperdiçou e adiantou o FC Porto no marcador. 

 Quatro minutos mais tarde surgiria o segundo tento da formação da Invicta. Matheus Uribe descobriu Galeno no interior da grande área com um bom cruzamento e o extremo desviou de cabeça para o fundo das redes. levando à explosão de alegria dos milhares de adeptos presentes nas bancadas.

O domínio portista no encontro intensificou-se nos quinze minutos finais e David Carmo esteve quase a ter uma estreia de sonho. Na primeira intervenção na partida, o jovem defesa ganhou no duelo contra o defensor monegasco, na grande área na sequência de um lançamento lateral longo, e atirou para o fundo das redes, mas o golo foi anulado após ter sido analisado.

Até ao apito final, o AS Monaco ainda iria reduzir a desvantagem, também na sequência de uma grande penalidade. Ben Yedder assumiu a responsabilidade e concretizou. 

Fica, ainda assim, uma excelente imagem dada pelo FC Porto, que tem em disputa, no próximo sábado (30 de julho), em Aveiro, o 1º troféu da temporada - a Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Tonela. 

+ notícias: Desporto

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.

FC Porto: Mira apontada ao Sporting no Olival

Clássico da 31.ª jornada da Liga joga-se às 20h30 de domingo no Estádio do Dragão.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.