Rui Moreira apresenta marca do Mercado do Bolhão a dois meses da reabertura

Rui Moreira apresenta marca do Mercado do Bolhão a dois meses da reabertura
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, vai apresentar na sexta-feira a marca "Bolhão" no interior do icónico mercado, onde se ultimam os preparativos para a reabertura de portas a 15 de setembro, foi hoje anunciado.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara do Porto refere que a apresentação da marca "Bolhão" decorre na sexta-feira, pelas 11:00, no interior do mercado, a "dois meses da tão ansiada reabertura de portas".

Depois de quatro anos de obras de requalificação, a empreitada já está concluída, decorrendo, neste momento, "pequenas correções" no decorrer de vistorias realizadas.

Também os comerciantes, que há mais de quatro anos estão a trabalhar no Mercado Temporário, já visitaram os novos espaços, refere a autarquia.

O edifício terá um total de 81 bancas, 38 lojas e 10 restaurantes, acomodando 87 comerciantes.

O mercado centenário, aberto no início da I Guerra Mundial, foi alvo de uma obra de restauro consignada a 15 de maio de 2018, prevendo-se, à data, um prazo de dois anos para a conclusão dos trabalhos.

A empreitada de restauro e modernização do Mercado do Bolhão foi adjudicada ao agrupamento Alberto Couto Alves S.A e Lúcio da Silva Azevedo & Filhos S.A por 22,379 milhões de euros, com um prazo global de execução de 720 dias.

A gestão da empreitada foi assegurada pela empresa municipal GO Porto, que ficará também responsável pela gestão do equipamento quando este abrir portas.

"O Bolhão reúne agora todas as condições para reafirmar o seu papel determinante no contexto social, cultural e económico da cidade, promovendo-se como a referência de mercado de frescos", salienta a autarquia.

Na reunião do executivo de 13 de junho, o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, adiantou que o Mercado do Bolhão reabriria portas no dia 15 de setembro.

"Podem marcar na agenda", aconselhou o presidente da câmara aos vereadores.

+ notícias: Norte

Acidente entre três carros e camião condiciona A28 em Matosinhos

Uma colisão em cadeia entre três carros e um camião condicionou a A28 no final da tarde desta quinta-feira, no sentido Sul/Norte. De acordo com fonte dos meios no local, o acidente envolveu dois feridos que foram transportados para o hospital.

Utentes denunciam assédio laboral e clima de medo em Centro Social em Guimarães

Um grupo com cerca de 1600 pessoas dirigiu uma carta ao arcebispo de Braga, José Cordeiro, para denunciar o clima de medo sentido no Centro Social da Paróquia de Nespereira, em Guimarães, depois da entrada da nova gestão.

Obras na Nacional 13 condicionam trânsito na principal entrada de Vila do Conde

Já estão em curso as obras de repavimentação na Estrada Nacional 13, entre a rotunda de Acesso à A28 e a ponte sobre o rio Ave, na freguesia de Árvore, em Vila do Conde, informou, esta quarta-feira, a Câmara Municipal numa publicação na rede social Facebook.