Universidade da Maia e FC Porto assinam parceria que visa fomentar a formação

| Desporto
Porto Canal

O FC Porto e a Maiêutica, entidade instituidora da Universidade da Maia e do Instituto Politécnico da Maia celebraram, esta terça-feira, o protocolo para o desenvolvimento de uma academia de formação desportiva e universitária, encarada como um “laboratório aberto”, através da integração de estudantes de licenciatura e mestrado da Universidade da Maia e do IPMAIA e ainda na exploração de projetos de investigação científicos e tecnológicos.

Pretende ainda proporcionar estágios integrados na Academia para os alunos dos cursos da Universidade da Maia e do Instituto Politécnico da Maia e ainda estágios a mais de 40 estudantes em cada ano da parceria na área de desporto, psicologia, informática e Multimedia à gestão de marketing, comunicação e empresas.

No âmbito da parceria entre o FC Porto e Universidade da Maia está a Academia de Futebol Dragon Force, onde o objetivo passa por ajudar a formar mais de 500 crianças e jovens entre os três e os 18 anos na modalidade de futebol. A Academia irá funcionar nas instalações desportivas da Universidade da Maia e serão formadas equipas que irão competir na associação de futebol do Porto pela Dragon Force UMaia. Ao que sabe o Porto Canal, de um a quatro de Setembro será realizado um Caça-Talentos Dragon Force para as idades compreendidas entre os seis e os 13 anos.

Ao que sabe o Porto Canal, um dos mais recentes projetos do FC Porto, a FC Porto Football Sciences Institute, tinha que ter como parceiro estratégico, a Universidade da Maia, referência do nosso país na área da formação, para em conjunto com a Universidade organizarem formações, pós-graduações e congressos sobre as Ciências do Futebol. É conhecido que este ano foram contadas mais de 1500 candidaturas ao plano curricular da FC Porto Football Sciences Institute que atua, essencialmente, nas várias ciências que relacionam o futebol e o desporto em geral, desde treino, scouting, nutrição, planeamento e gestão.

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.