Classificação como monumento de interesse público para igreja em Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 30 jun (Lusa) - A Igreja de Santo Isidoro, no concelho de Viseu, foi hoje classificada pelo Governo como monumento de interesse público, tendo ainda sido fixada a sua envolvência como zona especial de proteção.

De acordo com a portaria publicada hoje em Diário da República, a Igreja de Santo Isidoro, situada em Cavernães, foi classificada tendo em conta critérios relativos ao caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho simbólico ou religioso; seu valor estético, técnico e material intrínseco; e a sua conceção arquitetónica.

Já a fixação da zona especial de proteção teve em consideração a implantação do imóvel na malha urbana envolvente e no ambiente rural em que se integra, bem como a topografia local e a proximidade do cemitério.

A Igreja Paroquial de Cavernães resulta de uma campanha de renovação que ampliou, ao longo do século XVIII, um primitivo templo quinhentista, do qual se conservam alguns elementos, nomeadamente duas pinturas de grande qualidade, hoje integradas num retábulo setecentista.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, congratulou-se com a classificação, apontando que o dia de hoje é um dia feliz para o património de Viseu.

"As classificações da Igreja de Santo Isidoro, em Cavernães, e da Capela da Senhora da Saúde, em Repeses, como monumentos de interesse público, são um justo reconhecimento público da monumentalidade religiosa do concelho. Esta monumentalidade e os seus testemunhos históricos não podem mais ser desvalorizados e ignorados", sublinhou.

Para Almeida Henriques, estas classificações são um trunfo importante para a proteção destes monumentos e para o desenvolvimento local das freguesias de Cavernães e União de Freguesias de Repeses e São Salvador.

"Este reconhecimento é também um encorajamento para que o Município trabalhe pelo reconhecimento público nacional em relação a outros monumentos do concelho, em que há um claro défice. Esta é uma aposta de que não podemos abrir mão", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já é conhecida a combinação vencedora do EuroDreams desta segunda-feira.

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Terceiro prémio do EuroDreams a caminho de Portugal

O terceiro prémio do EuroDreams, no valor de 105,50 euros, foi atribuído a 22 apostadores portugueses, de acordo com o departamento de jogos de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.