Campeonatos Nacionais de futebol. Hoje tudo pode mudar

Campeonatos Nacionais de futebol. Hoje tudo pode mudar
| Desporto
Porto Canal

Oitenta e quatro delegados analisam, discutem e votam esta quarta-feira, a partir das 17 horas, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), três propostas sobre a categorização dos troféus (campeonatos nacionais e taças de Portugal) conquistados entre 1921 e 1938.

A batalha já é antiga, mas conhecerá agora um desfecho. O braço de ferro surgiu em 2016, ainda no primeiro mandato de Bruno de Carvalho na liderança do Sporting e gerou, desde logo, polémica. O líder leonino reclamava mais 4 títulos de campeão para o clube de Alvalade, vencidos entre 1922 e 1938.

A ambição do conjunto leonino levou a FPF a criar, em 2018, a Comissão Independente para a Análise dos Títulos Nacionais, que produziu dois pareceres, ambos com consequências na atribuição de troféus.
Além destes dois pareceres, foi admitida à discussão uma terceira versão, apresentada pelo próprio Sporting, proposta que foi aceite por José Luís Arnaut, que irá presidir a reunião.

De forma sucinta, o que está em cima da mesa é apurar se as provas que antecederam o atual Campeonato Nacional, que arrancou em 1938/39, devem ser acrescentadas à listagem de títulos reconhecida até hoje.
Em causa está o período de compreendido entre 1921 e 1934, no qual foi disputado o designado Campeonato de Portugal, uma prova por eliminatórias, sendo que entre 1934 e 1938 jogou-se o Campeonato da Liga (ou Liga Experimental), em simultâneo com o Campeonato de Portugal.
Os pareceres apresentam conclusões distintas, o que significa que a decisão poderá reescrever a história dos títulos de Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal.

Parecer 1: “Os vencedores do Campeonato de Portugal entre 1921/22 e 1933/34 são considerados campeões nacionais, tal como os vencedores do Campeonato da Liga entre 1934/35 e 1937/38, prova que antecedeu o denominado Campeonato Nacional.
Já o primeiro classificado do Campeonato de Portugal entre 1934/35 e 1937/38 devem ser reconhecidos como vencedores da Taça de Portugal.” A ser aprovado este parecer, seriam atribuídos mais três títulos de campeão ao F.C. Porto (33) e Belenenses (4) e dois a Sporting (21) e a Benfica. (39). Já Olhanense, Marítimo e Carcavelinhos somariam 1 campeonato cada.
Porto Canal

Parecer 2: “O Campeonato de Portugal é a prova que antecedeu a Taça de Portugal e os Campeonatos das I e II Ligas foram os antecessores dos campeonatos nacionais das I e II divisões. De acordo com este parecer devem ser reconhecidos como campeões nacionais os vencedores dos campeonatos das Ligas, no período entre 1934/35 e 1937/38.
De igual modo são considerados vencedores da Taça de Portugal, as equipas que venceram o Campeonato de Portugal, entre 1921/22 e 1937/38.”
Com a aprovação deste parecer, o quadro de campeões não mudaria, somente a lista de vencedores da Taça de Portugal. Esta passaria a incluir mais 11 troféus, a distribuir pelos três grandes: Sporting (quatro), F.C. Porto (quatro) e Benfica três).

 Porto Canal

Proposta 3 (Sporting): “Os vencedores do Campeonato de Portugal entre 1921/22 e 1937/38 devem ser reconhecidos como campeões nacionais, o que implica que as equipas que venceram o Campeonato das Ligas entre 1934/35 e 1937/38 percam os respetivos títulos, por não ser a competição reconhecida como campeonato nacional.
Noutro âmbito, o Campeonato de Portugal é considerado a competição mais importante e antecessor do Campeonato Nacional.” Neste cenário, o Sporting juntaria quatro títulos ao palmarés, o Benfica continuaria com os atuais 37 campeonatos e o F.C. Porto subiria de 30 para 32.
Porto Canal
Se nenhum dos três pareceres for aprovado por maioria, mantém-se a atual categorização e respetiva contabilização.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Sub-19): Calendário dos Sub-19 acertado com goleada. Crónica do jogo.

A equipa de sub-19 do FC Porto recebeu e bateu o Académico de Viseu, por 4-0, num encontro em atraso referente à nona ronda do Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores A. Tiago Campas inaugurou o marcador do Estádio de Pedroso logo aos dois minutos, Tiago Andrade fez o segundo golo da tarde aos 18, Mariano Regal assinou o terceiro aos 64 e Gil Martins, o melhor marcador da prova, fechou a contagem de grande penalidade no tempo de compensação (90+2m).

FC Porto (Voleibol): Azuis e Brancas sagram-se campeãs e garantem tetra

A equipa de voleibol do FC Porto é tetracampeã da Liga Solverde, depois de vencer o quinto e último jogo, dos playoffs da final, no Dragão Arena, frente ao PV Colégio Efanor, por 3-0.

FC Porto (Voleibol): Tetracampeãs de Portugal. Crónica do jogo

2021, 2022, 2023 e 2024: o Futebol Clube do Porto acaba de se sagrar Campeão Nacional pela quarta vez desde que abriu a secção de voleibol feminino. Obrigadas a vencer o quinto e último dérbi da final do play-off, as novas Tetracampeãs deram uma resposta à altura dos pergaminhos do clube e bateram o PV Colégio Efanor, por 3-0, no Dragão Arena.