Campeonatos Nacionais de futebol. Hoje tudo pode mudar

Campeonatos Nacionais de futebol. Hoje tudo pode mudar
| Desporto
Porto Canal

Oitenta e quatro delegados analisam, discutem e votam esta quarta-feira, a partir das 17 horas, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), três propostas sobre a categorização dos troféus (campeonatos nacionais e taças de Portugal) conquistados entre 1921 e 1938.

A batalha já é antiga, mas conhecerá agora um desfecho. O braço de ferro surgiu em 2016, ainda no primeiro mandato de Bruno de Carvalho na liderança do Sporting e gerou, desde logo, polémica. O líder leonino reclamava mais 4 títulos de campeão para o clube de Alvalade, vencidos entre 1922 e 1938.

A ambição do conjunto leonino levou a FPF a criar, em 2018, a Comissão Independente para a Análise dos Títulos Nacionais, que produziu dois pareceres, ambos com consequências na atribuição de troféus.
Além destes dois pareceres, foi admitida à discussão uma terceira versão, apresentada pelo próprio Sporting, proposta que foi aceite por José Luís Arnaut, que irá presidir a reunião.

De forma sucinta, o que está em cima da mesa é apurar se as provas que antecederam o atual Campeonato Nacional, que arrancou em 1938/39, devem ser acrescentadas à listagem de títulos reconhecida até hoje.
Em causa está o período de compreendido entre 1921 e 1934, no qual foi disputado o designado Campeonato de Portugal, uma prova por eliminatórias, sendo que entre 1934 e 1938 jogou-se o Campeonato da Liga (ou Liga Experimental), em simultâneo com o Campeonato de Portugal.
Os pareceres apresentam conclusões distintas, o que significa que a decisão poderá reescrever a história dos títulos de Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal.

Parecer 1: “Os vencedores do Campeonato de Portugal entre 1921/22 e 1933/34 são considerados campeões nacionais, tal como os vencedores do Campeonato da Liga entre 1934/35 e 1937/38, prova que antecedeu o denominado Campeonato Nacional.
Já o primeiro classificado do Campeonato de Portugal entre 1934/35 e 1937/38 devem ser reconhecidos como vencedores da Taça de Portugal.” A ser aprovado este parecer, seriam atribuídos mais três títulos de campeão ao F.C. Porto (33) e Belenenses (4) e dois a Sporting (21) e a Benfica. (39). Já Olhanense, Marítimo e Carcavelinhos somariam 1 campeonato cada.
Porto Canal

Parecer 2: “O Campeonato de Portugal é a prova que antecedeu a Taça de Portugal e os Campeonatos das I e II Ligas foram os antecessores dos campeonatos nacionais das I e II divisões. De acordo com este parecer devem ser reconhecidos como campeões nacionais os vencedores dos campeonatos das Ligas, no período entre 1934/35 e 1937/38.
De igual modo são considerados vencedores da Taça de Portugal, as equipas que venceram o Campeonato de Portugal, entre 1921/22 e 1937/38.”
Com a aprovação deste parecer, o quadro de campeões não mudaria, somente a lista de vencedores da Taça de Portugal. Esta passaria a incluir mais 11 troféus, a distribuir pelos três grandes: Sporting (quatro), F.C. Porto (quatro) e Benfica três).

 Porto Canal

Proposta 3 (Sporting): “Os vencedores do Campeonato de Portugal entre 1921/22 e 1937/38 devem ser reconhecidos como campeões nacionais, o que implica que as equipas que venceram o Campeonato das Ligas entre 1934/35 e 1937/38 percam os respetivos títulos, por não ser a competição reconhecida como campeonato nacional.
Noutro âmbito, o Campeonato de Portugal é considerado a competição mais importante e antecessor do Campeonato Nacional.” Neste cenário, o Sporting juntaria quatro títulos ao palmarés, o Benfica continuaria com os atuais 37 campeonatos e o F.C. Porto subiria de 30 para 32.
Porto Canal
Se nenhum dos três pareceres for aprovado por maioria, mantém-se a atual categorização e respetiva contabilização.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Treino matinal a pensar na última jornada da Liga

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde deu início à preparação para o jogo com o SC Braga (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal de Braga, a contar para a 34.ª e última jornada do campeonato.

Na mira da justiça. Dirigentes do Benfica suspeitos de desvio de 6 milhões de euros 

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Polícia Judiciária (PJ) têm fortes suspeitas de que o ex-líder das ‘Águias’ Luís Filipe Vieira, juntamente com Rui Costa, o antigo administrador da SAD dos encarnados, Domingos Soares Oliveira e o ex-assessor jurídico, Paulo Gonçalves, terão encetado, entre 2014 e 2020, um alegado plano para desviar cerca de seis milhões de euros dos cofres da Benfica SAD, através de contratos de intermediação de jogadores falsos.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.