Direito de resposta: “Youtuber explica como conseguir cidadania portuguesa “sem residência, propriedade ou casamento”.

| Norte
Porto Canal

1. A notícia do Porto Canal de 24 de junho intitulada “Youtuber explica como conseguir cidadania portuguesa “sem residência, propriedade ou casamento” foi publicada sem que a Comunidade Judaica do Porto tivesse sido contactada.

2. A chamada lei dos sefarditas não exige residência, propriedade ou casamento, mas apenas que o requerente seja judeu descendente das comunidades originárias de Portugal e Espanha, que os séculos misturaram pelo casamento. No vídeo a que a notícia se refere, Nathaniel Drew conta precisamente a trágica história da sua família que começou com a escolha entre a conversão forçada ou a fuga de Portugal e Espanha.

3. Nathaniel Drew, filho de pai judeu sefardita, é considerado como judeu inteiro pelas tendências liberais do judaísmo, pelo Estado de Israel e, nesse quadro, pela Comunidade Judaica do Porto, que jamais pretendeu ser acusada de defender unicamente a ortodoxia judaica no que tange ao direito à nacionalidade dos descendentes de judeus sefarditas.

4. A avó de Nathaniel, Liliana De Pas, nascida em 10 de agosto de 1942, pertencia a uma família tradicional de origem portuguesa e castelhana, que vivia no Egito; o pai de Liliana, Yakov de Paz, nasceu no Egipto em 05 de setembro de 1917; Yakov era filho de David De Paz, nascido na Turquia no século XIX e que rumara para o Egipto; o apelido De Pas, Pas ou Paz, era comum no Norte de África, entre os descendentes de deportados de Portugal e Espanha, constando não apenas na comunidade sefardita egípcia, mas também na Líbia e na Tunísia; o apelido De Pas consta nas listas de ketubot (contratos de casamento) da Comunidade Judaica Portuguesa de Túnis; e é um dos apelidos condenados pela Inquisição portuguesa, conforme as listas que a CIP/CJP usa(va) para trabalhar.

5. No vídeo, o youtuber narra a dificuldade do processo de certificação e de obtenção de prova para ser aceite pela Comunidade Judaica do Porto. isso incluiu documentos genealógicos de família, fotografias, registos de cemitérios e até um certificado do rav Baruch Garzon, ex-Chefe Rabino de Madrid.

6. Em Portugal, é sabido há séculos que, quando o tema é judeus, a insistência em palavras relacionadas com o dinheiro e o negócio apenas serve para estimular os mais perigosos sentimentos antissemitas. No entanto, a notícia enfatiza e sublinha que o youtuber deu um "donativo" à Comunidade (na verdade, um emolumento de €250,00) para levar à conclusão, até pela qualidade do entrevistado, de que se trata de “mais um caso de “venda” de passaportes portugueses à luz da lei da nacionalidade”.

7. Nathaniel Drew é cidadão português, a aprender o idioma e orgulhoso da sua identidade. Afirma que “cada vez que regresso, apaixono-me mais ainda por este lugar”.

Porto, 27 de junho.
Gabriel Senderowicz
Presidente da Comunidade Judaica do Porto

+ notícias: Norte

Centro TUMO nasce em Matosinhos em setembro para formar jovens em robótica ou música

Um novo centro de tecnologias criativas TUMO vai abrir em setembro na região Norte, nomeadamente em Matosinhos, para formar, de forma gratuita, jovens em áreas como robótica, fotografia e ‘design’ gráfico, revelou esta segunda-feira o responsável pelo projeto.

Hospital de Gaia deteta presença de ‘legionella’ mas não há infetados

O Hospital de Gaia detetou a presença da bactéria ‘legionella’ em três pontos de água mas não há infetados e foi feita uma desinfeção total da rede de canalização, disse à Lusa fonte oficial.

Negociante de arte com pena de oito anos e meio por comercializar quadros falsos

Um negociante de arte foi condenado a oito anos e meio de prisão pelo Tribunal de Penafiel, por comercializar obras falsificadas de pintores conhecidos, pintadas por dois reclusos da prisão de Paços de Ferreira, que foram absolvidos.