Direito de resposta: “Youtuber explica como conseguir cidadania portuguesa “sem residência, propriedade ou casamento”.

| Norte
Porto Canal

1. A notícia do Porto Canal de 24 de junho intitulada “Youtuber explica como conseguir cidadania portuguesa “sem residência, propriedade ou casamento” foi publicada sem que a Comunidade Judaica do Porto tivesse sido contactada.

2. A chamada lei dos sefarditas não exige residência, propriedade ou casamento, mas apenas que o requerente seja judeu descendente das comunidades originárias de Portugal e Espanha, que os séculos misturaram pelo casamento. No vídeo a que a notícia se refere, Nathaniel Drew conta precisamente a trágica história da sua família que começou com a escolha entre a conversão forçada ou a fuga de Portugal e Espanha.

3. Nathaniel Drew, filho de pai judeu sefardita, é considerado como judeu inteiro pelas tendências liberais do judaísmo, pelo Estado de Israel e, nesse quadro, pela Comunidade Judaica do Porto, que jamais pretendeu ser acusada de defender unicamente a ortodoxia judaica no que tange ao direito à nacionalidade dos descendentes de judeus sefarditas.

4. A avó de Nathaniel, Liliana De Pas, nascida em 10 de agosto de 1942, pertencia a uma família tradicional de origem portuguesa e castelhana, que vivia no Egito; o pai de Liliana, Yakov de Paz, nasceu no Egipto em 05 de setembro de 1917; Yakov era filho de David De Paz, nascido na Turquia no século XIX e que rumara para o Egipto; o apelido De Pas, Pas ou Paz, era comum no Norte de África, entre os descendentes de deportados de Portugal e Espanha, constando não apenas na comunidade sefardita egípcia, mas também na Líbia e na Tunísia; o apelido De Pas consta nas listas de ketubot (contratos de casamento) da Comunidade Judaica Portuguesa de Túnis; e é um dos apelidos condenados pela Inquisição portuguesa, conforme as listas que a CIP/CJP usa(va) para trabalhar.

5. No vídeo, o youtuber narra a dificuldade do processo de certificação e de obtenção de prova para ser aceite pela Comunidade Judaica do Porto. isso incluiu documentos genealógicos de família, fotografias, registos de cemitérios e até um certificado do rav Baruch Garzon, ex-Chefe Rabino de Madrid.

6. Em Portugal, é sabido há séculos que, quando o tema é judeus, a insistência em palavras relacionadas com o dinheiro e o negócio apenas serve para estimular os mais perigosos sentimentos antissemitas. No entanto, a notícia enfatiza e sublinha que o youtuber deu um "donativo" à Comunidade (na verdade, um emolumento de €250,00) para levar à conclusão, até pela qualidade do entrevistado, de que se trata de “mais um caso de “venda” de passaportes portugueses à luz da lei da nacionalidade”.

7. Nathaniel Drew é cidadão português, a aprender o idioma e orgulhoso da sua identidade. Afirma que “cada vez que regresso, apaixono-me mais ainda por este lugar”.

Porto, 27 de junho.
Gabriel Senderowicz
Presidente da Comunidade Judaica do Porto

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.