João Almeida sagra-se campeão português de ciclismo

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Mogadouro, Bragança, 26 jun 2022 (Lusa) - O ciclista português João Almeida (UAE-Emirates) sagrou-se hoje pela primeira vez campeão português de ciclismo de fundo, ao vencer isolado a prova de elites dos Nacionais, disputados em Mogadouro.

Na sua primeira prova em linha depois de ter sido obrigado a desistir da Volta a Itália devido a um positivo ao coronavírus, João Almeida conquistou o seu primeiro título nacional de fundo, depois de se ter sagrado campeão de contrarrelógio em 2021.

Almeida cortou isolado a meta em Mogadouro, cumprindo os 167,5 quilómetros do percurso em 4:08.42 horas, menos 52 segundos do que Tiago Antunes (Efapel), segundo, Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), terceiro, e Rui Oliveira (UAE-Emirates), quarto.

O anterior campeão nacional, José Neves (W52-FC Porto), não concluiu a prova, tal como Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), que tinha conquistado o título de contrarrelógio na sexta-feira.

NFO // MO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.

FC Porto: Mira apontada ao Sporting no Olival

Clássico da 31.ª jornada da Liga joga-se às 20h30 de domingo no Estádio do Dragão.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.