Marcha LGBTI+: Iniciativa Liberal participa no evento e critica “setores que têm visão de proprietários da liberdade”
Porto Canal
A cidade invicta recebeu, este sábado, a 17.ª Marcha LGBTIQ+ com o lema "Contra a Opressão, Orgulho e Revolução." Centenas de pessoas juntaram-se pela igualdade e pela liberdade, pintando as ruas do Porto.
O momento de celebração ficou, porém, marcado por alguns episódios de animosidade. Alguns participantes não terão gostado da presença da Iniciativa Liberal no evento e rapidamente se insurgiram contra os elementos do partido presentes no local. Na rede social twitter, é possível encontrar denúncias de insultos e discriminação, e um vídeo em que um participante na marcha canta "Vai-te embora, IL, vai-te embora da marcha do orgulho..."
Hoje fui alvo de ameaças de agressão física numa Marcha do Orgulho por alguém que se certamente se acha inclusivo. Fui cercado por "antifascistas" que ordenavam que saísse da marcha "a bem ou a mal".
— Pedro (@pedralexpereira) June 25, 2022
Meus amores, para o ano cá nos vemos de novo 😘 https://t.co/cXfSIobiAL
— Helder Cervantes 🤟 💙 (@heldercervantes) June 25, 2022
No rescaldo do incidente, Rui Rocha, deputado da Iniciativa Liberal, negou que o partido tenha sido expulsa da marcha, reafirmando a ambição liberal em defender e lutar pelos direitos civis e pela busca contínua da igualdade e da diversidade, contra aqueles que apelidou de “proprietários da liberdade”.
Marcha LGBTI+: Iniciativa Liberal participa no evento e critica “setores que têm visão de proprietários da liberdade” pic.twitter.com/T1GbyoYUQE
— Porto Canal (@PortoCanalpt) June 25, 2022