Notícia Porto Canal: Chega faz ‘copy paste’ de modelo de proposta do Bloco mas deixa 'vestígios' no documento

Notícia Porto Canal: Chega faz ‘copy paste’ de modelo de proposta do Bloco mas deixa 'vestígios' no documento
| Política
Porto Canal

O grupo parlamentar do Chega apresentou a 15 de junho de 2022, na Assembleia da República, um Projeto de Resolução com vista à aplicação de uma moratória de 20 anos no pagamento da dívida externa da Ucrânia, bem como a responsabilização da Rússia. O insólito, porém, surge na parte final do documento, onde é possível ler-se uma frase copiada de propostas passadas do Bloco de Esquerda.

 

“Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda propõe que a Assembleia da República recomende ao Governo” - é este o excerto que despertou a atenção de alguns parlamentares, tendo em conta que os dois partidos se encontram em lados opostos do hemiciclo e representam polos opostos da política portuguesa.

Porto Canal

 

O mesmo texto é possível encontrar em propostas passadas do Bloco de Esquerda, como o Projeto de Resolução N.º28/XIV/1.ª, onde o partido recomenda ao Governo que avalie a pertinência da introdução da sesta nos estabelecimentos de educação pré-escolar.

O Projeto de Resolução n.º124/XV/1ª, no centro da polémica, foi subscrito por todos os deputados do Grupo Parlamentar do Chega e encabeçado pelo líder do partido, André Ventura. Apresentado no passado dia 15 de junho, apesar do lapso, o projeto continua no website oficial do parlamento e será levado a votação numa das próximas sessões plenárias.

O Porto Canal contactou a assessoria do partido, que diz tratar-se "evidentemente de um lapso na redação final" e que "o projeto nada tem a ver com o do Bloco de Esquerda".

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.