Notícia Porto Canal: Chega faz ‘copy paste’ de modelo de proposta do Bloco mas deixa 'vestígios' no documento

Notícia Porto Canal: Chega faz ‘copy paste’ de modelo de proposta do Bloco mas deixa 'vestígios' no documento
| Política
Porto Canal

O grupo parlamentar do Chega apresentou a 15 de junho de 2022, na Assembleia da República, um Projeto de Resolução com vista à aplicação de uma moratória de 20 anos no pagamento da dívida externa da Ucrânia, bem como a responsabilização da Rússia. O insólito, porém, surge na parte final do documento, onde é possível ler-se uma frase copiada de propostas passadas do Bloco de Esquerda.

 

“Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda propõe que a Assembleia da República recomende ao Governo” - é este o excerto que despertou a atenção de alguns parlamentares, tendo em conta que os dois partidos se encontram em lados opostos do hemiciclo e representam polos opostos da política portuguesa.

Porto Canal

 

O mesmo texto é possível encontrar em propostas passadas do Bloco de Esquerda, como o Projeto de Resolução N.º28/XIV/1.ª, onde o partido recomenda ao Governo que avalie a pertinência da introdução da sesta nos estabelecimentos de educação pré-escolar.

O Projeto de Resolução n.º124/XV/1ª, no centro da polémica, foi subscrito por todos os deputados do Grupo Parlamentar do Chega e encabeçado pelo líder do partido, André Ventura. Apresentado no passado dia 15 de junho, apesar do lapso, o projeto continua no website oficial do parlamento e será levado a votação numa das próximas sessões plenárias.

O Porto Canal contactou a assessoria do partido, que diz tratar-se "evidentemente de um lapso na redação final" e que "o projeto nada tem a ver com o do Bloco de Esquerda".

+ notícias: Política

Jovens que comprem primeira casa vão estar isentos de IMT e imposto de selo

O parlamento aprovou a isenção de IMT e Imposto do Selo para jovens até 35 anos que comprem a primeira casa, uma autorização legislativa do Governo com votos contra do PCP e Livre e abstenção do PS e BE.

Eliminação de portagens em ex-SCUT aprovada na especialidade

Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram esta quarta-feira o projeto dos socialistas que elimina as portagens nas ex-SCUT, durante a votação na especialidade.

Parlamento aprova redução das taxas do IRS

O parlamento aprovou esta quarta-feira em votação final global o projeto do PS que reduz as taxas do IRS até ao 6.º escalão de rendimentos, bem como projetos do PSD e CDS-PP sobre a atualização dos escalões.