Notícia Porto Canal: Chega faz ‘copy paste’ de modelo de proposta do Bloco mas deixa 'vestígios' no documento

Notícia Porto Canal: Chega faz ‘copy paste’ de modelo de proposta do Bloco mas deixa 'vestígios' no documento
| Política
Porto Canal

O grupo parlamentar do Chega apresentou a 15 de junho de 2022, na Assembleia da República, um Projeto de Resolução com vista à aplicação de uma moratória de 20 anos no pagamento da dívida externa da Ucrânia, bem como a responsabilização da Rússia. O insólito, porém, surge na parte final do documento, onde é possível ler-se uma frase copiada de propostas passadas do Bloco de Esquerda.

 

“Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda propõe que a Assembleia da República recomende ao Governo” - é este o excerto que despertou a atenção de alguns parlamentares, tendo em conta que os dois partidos se encontram em lados opostos do hemiciclo e representam polos opostos da política portuguesa.

Porto Canal

 

O mesmo texto é possível encontrar em propostas passadas do Bloco de Esquerda, como o Projeto de Resolução N.º28/XIV/1.ª, onde o partido recomenda ao Governo que avalie a pertinência da introdução da sesta nos estabelecimentos de educação pré-escolar.

O Projeto de Resolução n.º124/XV/1ª, no centro da polémica, foi subscrito por todos os deputados do Grupo Parlamentar do Chega e encabeçado pelo líder do partido, André Ventura. Apresentado no passado dia 15 de junho, apesar do lapso, o projeto continua no website oficial do parlamento e será levado a votação numa das próximas sessões plenárias.

O Porto Canal contactou a assessoria do partido, que diz tratar-se "evidentemente de um lapso na redação final" e que "o projeto nada tem a ver com o do Bloco de Esquerda".

+ notícias: Política

PSD de Matosinhos diz que Luísa Salgueiro só crítica falta de segurança "quando o Governo é do PSD"

O PSD/Matosinhos lamentou esta sexta-feira que a presidente da câmara, a socialista Luísa Salgueiro, só critique o Governo quanto à falta de resposta a um pedido seu para reforçar o policiamento na praia desde que este é do PSD.

Sebastião Bugalho impedido de entrar na Venezuela para acompanhar eleições

A delegação do Partido Popular Europeu (PPE) de acompanhamento das eleições presidenciais venezuelanas, onde está integrado o eurodeputado português Sebastião Bugalho, foi impedida de entrar na Venezuela, denunciou esta sexta-feira o líder do PP espanhol, Alberto Núñez Feijóo.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.