Editado guia de espaços religiosos para encontrar tranquilidade e pacificação

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 jun (Lusa) -- O jornalista António Marujo propõe oito espaços de reclusão religiosa, de norte a sul do país, para encontrar "tranquilidade, natureza e pacificação", num "anseio de fugir ao quotidiano", afirma o autor.

As oito propostas de "lugares assim, mágicos, quase sempre, de tranquilidade e silêncio, de reencontro com o mais fundo de si mesmo" são apresentadas na obra "Lugares do Infinito", editada pelas Paulinas, que conta com fotografias de Daniel Rocha.

Apontado pelo autor como "um guia de mosteiros e conventos para reencontrar o mundo", Marujo abre o seu livro citando a Regra de S. Bento, um dos padroeiros da Europa: "Todos os hóspedes que se apresentam [no mosteiro] sejam recebidos como se fosse o próprio Cristo, pois Ele dirá: 'Fui hóspede e recebeste-me'".

O autor faz uma analogia entre a necessidade que se sentia no início da Idade Média de procura de um local de silêncio e solidão, de uma "fuga do mundo, traduzindo o desprezo por aquilo que o mundo significava de pecado e desumanização" com a ideia "que hoje leva tantas pessoas a procurar lugares de tranquilidade, natureza e pacificação".

"Afinal, talvez os monges medievais não estivessem muito longe dessa busca contemporânea", afirma Marujo acrescentando que, hoje, "os mosteiros e conventos continuam a ser possibilidades de, na fuga, reencontrar o mundo".

"Continuam a ser lugares de hospitalidade", atesta o autor que lista oito desses locais: Tibães, Singeverga, Bande, Roriz, Avessadas, Torrão e Monte Real.

Espaços habitados por religiosos que constituem um "guia de descoberta, que nos permite alargar olhares", afirma o autor.

Sobre cada espaço conventual o autor faz uma contextualização histórica, das alterações que o edifico teve ao longo dos tempos, o quotidiano religioso da comunidade que acolhe o visitante e um guia prático desde "como chegar" até aos preços e "o que fazer".

O mosteiro de Tibães, nos arredores de Braga, tem a maior cerca monástica preservada -- 40 hectares -- é marcado por uma "monumentalidade e diversidade de estilos, a que se junta a convergência entre o antigo e o contemporâneo".

Mais conhecido pelo seu licor, o Mosteiro de S. Bento de Singeverga, em Roriz, no concelho de Santo Tirso, segue o lema beneditino "ora e labora", tem o seu espaço "quase todo disponível para os hóspedes" que são convidados a participar no laudes, às 07:00, na hora sexta, às 12:40, vésperas, às 19:00, e nas vigílias, às 21:00, assim como a tomar as refeições com a comunidade.

Na mesma freguesia ergue-se o convento de Santa Escolática, onde "se fazem deliciosas bolachas". No mosteiro, que tem como padroeira a irmã de S. Bento, "há uma gratuitidade que se experimenta quando se passa".

Da lista faz ainda parte o mosteiro de Balsamão, que "está ao colo de um dos cinco umbigos do mundo", e se localiza no concelho de Macedo de Cavaleiros, onde vive uma comunidade de três padres e um frade, destacando-se a capela do Senhor dos Cajados.

Outro é o carmelo de Bande, nos arredores de Paços de Ferreira. O topónimo, esclarece o autor, significa "passagem". Apresentado como "uma bênção", o convento de Avessadas, em Marco de Canaveses, é um centro de espiritualidade e oração, sede das Edições Carmelo e santuário do Menino Jesus de Praga.

Completam a lista, o mosteiro de N.ª Sra.ª da Boa-Nova, no Torrão, junto à albufeira de Vale do Gaio, no Baixo Alentejo, gerido por freiras, e o de Santa Clara e do Santíssimo Sacramento, em Monte Real, próximo de Leiria, também gerido por religiosas.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.