Investigadoras de Coimbra aplicam projecto-piloto para prevenir insucesso escolar

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 28 jun (Lusa) -- Investigadoras da Universidade de Coimbra (UC) estão a aplicar um projeto-piloto, desde há um ano, num jardim-de-infância da periferia da cidade, para "desenvolver a literacia e prevenir o insucesso escolar".

O projeto, que se baseia num "conjunto de atividades guiadas por uma abordagem coeducativa entre pais e educadores", visa incentivar "boas práticas educativas e de relacionamento" entre a escola e a família, refere uma nota da UC hoje divulgada.

Denominado 'Vamos Educar Juntos com o Coelhinho Polo', o projeto-piloto em Portugal "está a ser implementado, há um ano, no jardim-de-infância de Brasfemes", que faz parte do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, em Eiras, no concelho de Coimbra, adianta a mesma nota.

"Originalmente desenvolvido na Universidade de Mons-Bélgica, pelos professores Jean-Pierre Pourtois e Huguete Desmet, com o título 'Eduquons ensemble avec Polo le Lapin', o projeto foi adaptado" para a população portuguesa por uma equipa de investigadoras das faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) e de Ciências e Tecnologia (FCT) da UC.

O estudo, que se vai prolongar até ao final do primeiro ciclo do Ensino Básico, envolve 18 crianças, de três e quatro anos de idade", daquele jardim-de-infância e respetivos pais e educadores, além de "um grupo controlo", sem intervenção, formado por 28 crianças do Jardim-de-infância de Eiras.

"As atividades realizadas até ao momento foram guiadas por 10 fascículos (um por cada mês) contendo propostas de tarefas a realizar na escola e em casa, sob a orientação das educadoras e dos pais", salienta a UC, adiantando que "foram igualmente realizadas reuniões mensais com os pais e educadoras, para a discussão e reflexão em torno das necessidades da criança e das práticas educativas".

A figura central do projeto é o 'Coelhinho Polo', que circulou entre casa e escola, "levando e recebendo mensagens e tarefas que exploram várias competências das crianças e favorecem as relações entre a escola e a família", no sentido de "otimizar as aprendizagens" no jardim-de-infância e, "mais especificamente, a aquisição de competências linguísticas", explica a coordenadora do projeto, Graciete Franco Borges.

Os primeiros resultados deste projeto de investigação-ação vão ser apresentados no 'International Congress on Education, Innovation and Learning Technologies', que vai decorrer em Barcelona (Espanha), entre 23 a 25 de julho.

"O balanço deste primeiro ano" de implementação do projeto "foi muito positivo", tendo contado com "o envolvimento ativo dos pais, das educadoras e das crianças", sublinha Graciete Franco Borges, que também é professora da FPCE da UC.

O programa, que recorre a metodologias inovadoras, "já foi aplicado em outros países europeus e mostrou bons resultados relativamente ao desenvolvimento da literacia e da cooperação escola-família-comunidade", afirma a investigadora.

JEF // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.