Biblioteca Daniel de Sá abre até final do ano na Ribeira Grande, Açores

| País
Porto Canal / Agências

Ponta Delgada, 28 jun (Lusa) -- A nova biblioteca municipal da Ribeira Grande, nos Açores, com o nome do escritor micaelense Daniel de Sá, abre portas até final do ano, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, anunciou hoje o presidente da autarquia.

"A obra arrancou no início deste ano, com um prazo de execução de cerca de 10 meses, e está tudo a decorrer a bom ritmo e estamos a prever a sua inauguração até final do ano", adiantou o autarca Alexandre Gaudêncio, em declarações à Lusa, frisando que se trata do "maior investimento" camarário do concelho , um projeto do anterior executivo e uma obra cofinanciada em 85% pelo programa europeu Proconvergência.

A nova biblioteca nasce da recuperação e adaptação da antiga Casa da Natividade, "um local simbólico", já que, segundo o autarca, "era o local onde nasciam os ribeiragrandenses", sendo que o edifício, património municipal, estava devoluto.

Com uma área de intervenção de cerca de 1.800 metros quadrados, a futura biblioteca municipal Daniel de Sá terá três pisos, onde se inclui um pequeno auditório, salas de leitura para os mais jovens, salas para investigação e ainda uma zona verde.

"Ou seja, prevemos também, com este tipo de adaptação, dar alguma qualidade no que diz respeito à leitura, mas também à investigação", frisou Alexandre Gaudêncio, acrescentando que além das atuais "10 mil unidades", de que dispõe a biblioteca municipal, o acervo da nova biblioteca incluirá "cedências de arquivos particulares".

A obra vai permitir também requalificar uma zona do concelho, o conhecido Largo das Freiras, onde funciona o tribunal local e uma escola.

Alexandre Gaudêncio sublinhou o facto de a nova biblioteca "perpetuar" também o nome de um "dos maiores escritores" açorianos, Daniel de Sá, frisando o seu "relevante papel" a nível literário no concelho.

Natural da Maia, Daniel de Sá faleceu em maio de 2013, aos 69 anos, com várias obras publicadas, desde crónicas a contos, romances ou ensaios, "tendo contribuído ainda para inúmeras revistas e jornais".

Alexandre Gaudêncio disse que a autarquia tem atualmente "todas as obras de Daniel de Sá" e "está a articular em parceria com a Junta de Freguesia da Maia e com a Secretaria Regional da Educação e Ciência a criação de uma espécie de "roteiro literário" aproveitando a casa onde nasceu e viveu Daniel de Sá e os seus objetos pessoais.

APE // MP

Lusa/fim

+ notícias: País

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".