Governo quer "trabalhar rapidamente" na construção de nova prisão de Ponta Delgada

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 13 jun 2022 (Lusa) -- O secretário de Estado Adjunto e da Justiça disse hoje ser necessário "trabalhar rapidamente para resolver o problema" do novo Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, depois de o Tribunal ter determinado a abertura de um novo concurso.

Falando aos jornalistas após uma audiência com o líder do Governo dos Açores na sede da Presidência, em Ponta Delgada, Jorge Alves Costa avançou que o ministério da Justiça está "a analisar os impactos" que a decisão do Tribunal vai ter na construção de uma nova prisão em São Miguel.

Segundo disse, o Governo da República está "firmemente empenhado em rapidamente encontrar a melhor solução para resolver o problema".

"Há todo o empenho e esforço no sentido de avaliar adequadamente a decisão do Tribunal. Somos um Estado de Direito. Respeitamos e cumprimos integralmente as decisões dos tribunais. É isso que está a ser feito com uma linha muito clara: temos de trabalhar rapidamente para resolver o problema do novo estabelecimento prisional de Ponta Delgada", declarou.

Na quarta-feira, segundo o acórdão a que a Lusa teve acesso, o Tribunal Central Administrativo do Sul determinou que o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) terá de aprovar novo concurso para o projeto do Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada.

Na decisão judicial, os juízes da secção do contencioso administrativo referem que o IGFEJ, que lançou em 2020 o concurso para o projeto, terá de "aprovar novas peças do procedimento, expurgadas das ilegalidades apontadas" e "praticar todos os atos subsequentes no âmbito do mesmo".

Hoje, o secretário de Estado reforçou que a construção de uma nova cadeia na ilha açoriana é uma "prioridade" do ministério tutelado por Catarina Sarmento e Castro.

Jorge Alves Costa destacou que, apesar de "não ser uma solução para o futuro", o ministério de Justiça investiu cerca de um milhão de euros nos "últimos tempos" na recuperação do edifício da atual prisão de Ponta Delgada.

"Não é um estabelecimento prisional esquecido. Sabemos que não tem as melhores condições. É o estabelecimento mais antigo do país. Não tem as melhores condições e queremos trabalhar rapidamente na alternativa que passa pela construção de um estabelecimento novo", insistiu.

Na ocasião, o presidente do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro, defendeu que o atraso na construção causa "danos reputacionais para o Estado em matéria de direitos humanos", referindo-se às atuais condições da única prisão da maior ilha açoriana.

Bolieiro considerou uma "extrema necessidade" a construção de uma nova cadeia.

"Confio na sua orientação estratégica e na sua definição de prioridade perante todo o atraso que, na nossa opinião, decorreu até aqui. Que se possa agora, mesmo com esse problema procedimental, ter um maior empenho e celeridade e não encontrar desculpas para não realizar o que urge realizar", declarou o social-democrata, dirigindo-se ao secretário de Estado.

O projeto do novo Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada foi apresentado em novembro de 2018 pela então secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, como tendo capacidade para 400 reclusos.

O novo equipamento, a construir na Mata das Feiticeiras, no concelho de Lagoa, num terreno cedido pelo Governo dos Açores ao Estado, deveria substituir o atual Estabelecimento Prisional, localizado na cidade de Ponta Delgada e com problemas de sobrelotação.

RPYP (ACG)// SF

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.