Soajo comemora 500 anos para reafirmar "força e a garra" das suas gentes

| Norte
Porto Canal / Agências

Arcos de Valdevez, 27 jun (Lusa) - A Câmara de Arcos de Valdevez vai comemorar, durante quatro meses, os 500 anos da atribuição do foral da aldeia do Soajo para reafirmar "força e a garra" das gentes do concelho, afirmou à Lusa o autarca local.

O programa começa sábado com a apresentação da intervenção de valorização e proteção do Pelourinho do Soajo.

"O investimento não foi significativo o importante é que reabilitamos um marco da autonomia municipal, um símbolo com 500 anos da força e da garra desta população serrana que já foi vila", sustentou o social-democrata João Esteves.

As celebrações incluem ainda a teatralização, envolvendo toda a comunidade, da entrega do Foral de Soajo pelo rei Manuel I e terminam, em outubro com o lançamento de uma obra sobre o Foral atribuído pelo mesmo monarca em 1514.

O estudo histórico e documental é da autoria de Paula Pinto Costa, docente Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

"Queremos fazer passar a mensagem que somos um concelho que pega no seu passado e projeta o seu futuro", explicou João Esteves.

No sábado, o programa comemorativo dos 500 anos do Foral prevê ainda um espetáculo com a cantora Uxia da Galiza e projeções multimédia no largo do Eiró, no Soajo.

A aldeia do Soajo situa-se na serra da Peneda, sobranceira ao rio Lima. Terá sido fundada no século I, mas só no século XVI lhe foi atribuída carta de foral.

Em agosto, aproveitando a presença de muitos emigrantes as comemorações incluem um jantar com a diáspora para apresentar a reedição de uma obra em banda desenhada sobre a lenda de 'O Juiz de Soajo' "símbolo de inteligência e justiça", e para lançar também a reprodução do Foral manuelino.

"São iniciativas que realçam o valor histórico do concelho, as suas gentes de valor que hoje estando espalhadas um pouco por todo o mundo conseguem projetar e encontrar futuro para a nossa terra" adiantou João Esteves.

A aldeia do Soajo é conhecida pela sua eira comunitária constituída por 24 espigueiros, todos em pedra e assentes em granito. O mais antigo data de 1782.

ABYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.