Coimbra cria Rede de Micro-Reservas para a Conservação da Natureza

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 27 mai 2022 (Lusa) - A Câmara de Coimbra analisa na segunda-feira uma proposta de criação da Rede Municipal de Micro-Reservas para a Conservação da Natureza e Biodiversidade, para valorizar "os valores naturais" do concelho.

Numa primeira fase, a rede terá como núcleo central a Reserva Natural do Paul de Arzila, mas a autarquia quer que a rede "seja ainda constituída pelas matas nacionais do Choupal e de Vale de Canas, matas da Geria, São Silvestre e São Martinho de Árvore, Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, Parque de Santa Cruz e Jardim da Quinta das Lágrimas", entre outros, revelou o município, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Nos fundamentos da proposta dos serviços municipais, considera-se que as redes locais "são um importante" complemento à Rede Nacional de Áreas Protegidas, nomeadamente no tocante a Coimbra, à Reserva Natural do Paul da Arzila, "acrescentando a importância da participação e gestão partilhada do município, das juntas de freguesias, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da academia neste âmbito".

Para a autarquia, esta rede permitirá valorizar e preservar os valores naturais do território de Coimbra, em linha com os objetivos do Programa Municipal para as Alterações Climáticas.

A Câmara de Coimbra "vai convidar a participar neste projeto o ICNF, a Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Centro, a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra/Escola Superior Agrária de Coimbra, as juntas de freguesias onde se localizam os espaços identificados com interesse conservacionista, as organizações ambientalistas MilVoz - Associação de Proteção e Conservação da Natureza e AAPA - Associação Amigos do Paul de Arzila, entre outras entidades públicas e privadas".

De acordo com a nota de imprensa, a proposta da rede surge no seguimento da formalização do protocolo de cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzil, em que a Câmara de Coimbra passou a presidir o novo modelo de cogestão.

Na reunião de segunda-feira, será também votada a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade ao médico e professor José-Cunha Vaz, antigo presidente do Instituto de Investigação Biomédica sobre Luz e Imagem (IBILI) e antigo diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

JGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).