Coimbra cria Rede de Micro-Reservas para a Conservação da Natureza

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 27 mai 2022 (Lusa) - A Câmara de Coimbra analisa na segunda-feira uma proposta de criação da Rede Municipal de Micro-Reservas para a Conservação da Natureza e Biodiversidade, para valorizar "os valores naturais" do concelho.

Numa primeira fase, a rede terá como núcleo central a Reserva Natural do Paul de Arzila, mas a autarquia quer que a rede "seja ainda constituída pelas matas nacionais do Choupal e de Vale de Canas, matas da Geria, São Silvestre e São Martinho de Árvore, Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, Parque de Santa Cruz e Jardim da Quinta das Lágrimas", entre outros, revelou o município, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Nos fundamentos da proposta dos serviços municipais, considera-se que as redes locais "são um importante" complemento à Rede Nacional de Áreas Protegidas, nomeadamente no tocante a Coimbra, à Reserva Natural do Paul da Arzila, "acrescentando a importância da participação e gestão partilhada do município, das juntas de freguesias, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da academia neste âmbito".

Para a autarquia, esta rede permitirá valorizar e preservar os valores naturais do território de Coimbra, em linha com os objetivos do Programa Municipal para as Alterações Climáticas.

A Câmara de Coimbra "vai convidar a participar neste projeto o ICNF, a Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Centro, a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra/Escola Superior Agrária de Coimbra, as juntas de freguesias onde se localizam os espaços identificados com interesse conservacionista, as organizações ambientalistas MilVoz - Associação de Proteção e Conservação da Natureza e AAPA - Associação Amigos do Paul de Arzila, entre outras entidades públicas e privadas".

De acordo com a nota de imprensa, a proposta da rede surge no seguimento da formalização do protocolo de cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzil, em que a Câmara de Coimbra passou a presidir o novo modelo de cogestão.

Na reunião de segunda-feira, será também votada a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade ao médico e professor José-Cunha Vaz, antigo presidente do Instituto de Investigação Biomédica sobre Luz e Imagem (IBILI) e antigo diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

JGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Marcelo Rebelo de Sousa confirma que não se vai encontrar com Bolsonaro

Marcelo Rebelo de Sousa confirmou, este domingo, que não se vai encontrar na segunda-feira com o homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, como chegou a estar inicialmente previsto.

Hospitais de Braga e Aveiro voltam a encerrar Urgências de Obstetrícia 

As urgências de obstetrícia nos hospitais de Braga e Aveiro vão estar encerradas no domingo - Braga todo o dia e Aveiro só a partir do final do dia. O encerramento acontece devido à falta de médicos, sendo que no mês de julho, um total de 13 turnos não terão a urgência assegurada. 

"Nunca mais voo na TAP!" - As imagens do caos no Aeroporto de Lisboa

Turistas desesperam perante o caos no aeroporto de Lisboa. As imagens são de confusão e palavras de ordem contra a companhia aérea nacional, que é protagonista da maioria dos cancelamentos.