Hospital São João pondera ativar nível três de contingência contra a Covid-19. Diretor do serviço de urgências admite tomar decisão muito brevemente

| Norte
Porto Canal

O hospital de São João, no Porto, está a ponderar ativar o nível três de contingência contra a covid-19. Em declarações ao Porto Canal, Nélson Pereira, Diretor da unidade autónoma de urgência, admitiu que é uma decisão para tomar muito brevemente, "nos próximos 2/3 dias". Com o "serviço de urgências particularmente castigado" a ativação do nível três do plano de contingência "justifica-se pela pressão de se ter que a qualquer momento interromper alguma atividade programada", explicou Nélson Pereira.

Entre outras declarações, o diretor da unidade de urgências contou que neste momento "é extremamente difícil garantir em tempo útil o atendimento com qualidade a todos os utentes", com as urgências a baterem recorde tanto a nível da afluência como a nível de casos positivos", nos últimos dias com"50% de positividade nos testes". 

Juntando a toda a sobrecarga atual, o hospital encontra-se com "cerca de 200 profissionais ausentes infentados com Covid-19", afirmou que o diretor da unidade autónoma de urgência.

Além disso, Nélson Pereira falou ainda sobre a ponderação de algumas medidas, nas quais referiu que "há necessidade de generalizar o acesso a testes para que o serviço de urgência possa ser aliviado".

 

+ notícias: Norte

Novas informações sobre camião que tombou na A1 

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Homem e mulher detidos por suspeitas de sequestro de jovem em Viseu

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta segunda-feira a detenção de um homem e de uma mulher, em Viseu e em Coimbra, suspeitos dos crimes de sequestro, roubo, ofensa à integridade física grave e detenção de arma proibida.

PS critica "brutal aumento" do número de funcionários na Câmara de Braga

A vereação socialista da Câmara de Braga criticou esta segunda-feira o “brutal aumento” do quadro de pessoal no município em 2024, apontando para uma subida de 380 funcionários em relação ao ano passado.