Covid-19: São João no Porto pondera ativar nível 3 do plano de contingência

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 17 mai 2022 (Lusa) -- O Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, adiantou hoje à Lusa estar a equacionar ativar o nível 3 do plano de contingência para a Covid-19 devido ao aumento do número de casos e à "elevadíssima afluência" às urgências.

A eventual ativação do nível 3, num total de 4, poderá ter implicações nas cirurgias programadas perante a necessidade de alocar camas a doentes com covid-19, referiu a fonte.

Neste momento, o hospital tem 80 doentes internados com covid-19, o que obrigou à abertura de mais uma enfermaria, dado a área covid-19 estar já "totalmente ocupada".

"Regista-se ainda uma elevadíssima afluência aos serviços de urgências, com uma taxa de positividade para a covid-19 acima dos 40% em doentes com queixas respiratórias", sublinhou.

Isto acontece, ressalvou, numa altura em que "imensos profissionais de saúde" estão ausentes ao serviço por estarem infetados.

Já na semana passada, e questionado sobre um possível regresso do Hospital de Campanha do INEM desmontado a 30 de agosto de 2021, o presidente do conselho de administração foi perentório em dizer que "de modo algum".

Na justificação, Fernando Araújo explicou que o Centro Hospitalar Universitário São João fez alterações na sua estrutura para ter capacidade para responder à procura sem necessidade de estruturas secundárias.

SVF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.