Hospital São João pondera ativar nível três de contingência contra a Covid-19. Diretor do serviço de urgências admite tomar decisão muito brevemente

| Norte
Porto Canal

O hospital de São João, no Porto, está a ponderar ativar o nível três de contingência contra a covid-19. Em declarações ao Porto Canal, Nélson Pereira, Diretor da unidade autónoma de urgência, admitiu que é uma decisão para tomar muito brevemente, "nos próximos 2/3 dias". Com o "serviço de urgências particularmente castigado" a ativação do nível três do plano de contingência "justifica-se pela pressão de se ter que a qualquer momento interromper alguma atividade programada", explicou Nélson Pereira.

Entre outras declarações, o diretor da unidade de urgências contou que neste momento "é extremamente difícil garantir em tempo útil o atendimento com qualidade a todos os utentes", com as urgências a baterem recorde tanto a nível da afluência como a nível de casos positivos", nos últimos dias com"50% de positividade nos testes". 

Juntando a toda a sobrecarga atual, o hospital encontra-se com "cerca de 200 profissionais ausentes infentados com Covid-19", afirmou que o diretor da unidade autónoma de urgência.

Além disso, Nélson Pereira falou ainda sobre a ponderação de algumas medidas, nas quais referiu que "há necessidade de generalizar o acesso a testes para que o serviço de urgência possa ser aliviado".

 

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Arouca abre concurso para apoiar comércio local na transição digital

O Município de Arouca tem mais de um milhão de euros para apoiar o comércio do centro da vila na transição digital, revelou esta terça-feira a autarquia, referindo que 184 estabelecimentos beneficiarão das estruturas previstas nessa medida.

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.