EXCLUSIVO.

Vírus 'monkeypox' chega a Portugal. DGS confirma pelo menos cinco casos e 20 suspeitos

EXCLUSIVO.
Vírus 'monkeypox' chega a Portugal. DGS confirma pelo menos cinco casos e 20 suspeitos
| País
Porto Canal

O vírus 'monkeypox', a varíola dos macacos, chegou a Portugal e já há pelo cinco casos confirmados. O Porto Canal sabe que os doentes são todos homens e a situação está ser acompanhada pelas autoridades de saúde para se perceber a ligação entre os casos.

Esta é uma doença viral geralmente transmitida pelo toque ou mordida de animais selvagens infetados, como ratos ou esquilos na África Ocidental e Central.

Os primeiros casos em solo europeu foram registados no Reino Unido.

A doença não se transmite facilmente entre pessoas, mas as autoridades de saúde britânicas não descartam a possibilidade de transmissão em caso de contacto extremamente próximo com uma pessoa infetada.

Atualizado 18-05-2022 08:49

Ao que o Porto Canal sabe, a febre, dores musculares, calafrios, fadiga e erupções cutâneas fazem parte dos principais sintomas associados a esta doença.

Atualizado 18-05-2022 10:39

Em comunicado, a DGS confirmou a suspeita de 20 casos, sendo que na maioria são jovens, todos do sexo masculino e, apresentam-se estáveis.

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.