Fecho de escola em Ovar surpreende autarquia

| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, mostrou-se hoje "surpreendido" com o anúncio de fecho de duas escolas do 1.º ciclo no concelho, feito pelo Ministério da Educação, embora reconheça que se trata de "um ato de gestão".

"Ficámos algo surpreendidos, mas compreendemos que é um ato de gestão", disse o autarca à agência Lusa, sublinhando que a surpresa advém do encerramento da escola de Válega, que "tem mais de 100 alunos".

Salvador Malheiro acrescentou compreender a situação, uma vez que "houve um grande investimento no Centro Escolar da Regedoura, que é um grande equipamento na mesma freguesia, novo, com todas as condições, que pode acolher todos os alunos de Válega e ainda tem capacidade para mais".

O presidente da Câmara disse não esperar que a medida seja contestada pela comunidade local, mas revelou que estão já a ser programadas reuniões com o Agrupamento de Escolas e com as respetivas associações de pais, "para tranquilizar toda a gente e garantir que tudo volta rapidamente à normalidade".

Situação que também não espera que suscite problemas, é a relativa ao encerramento da EB1 de Torrão de Lameiro, "por ter um número muito reduzido de alunos".

As crianças que frequentavam esse estabelecimento de ensino passam agora para o Centro Escolar dos Combatentes, a cerca de três quilómetros, e a autarquia garantirá o transporte, assim como a melhoria da rede viária atual.

O Ministério da Educação e Ciência anunciou no sábado que vai fechar 311 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e integrá-las em centros escolares ou outros estabelecimentos de ensino, no âmbito do processo de reorganização da rede escolar.

"O novo ano letivo terá início em infraestruturas com recursos que oferecem melhores condições para o sucesso escolar. [Os alunos] estarão integrados em turmas compostas por colegas da mesma idade, terão acesso a recursos mais variados, como bibliotecas e recintos apropriados a atividades físicas e participação em ofertas de escola mais diversificadas", referiu a tutela em comunicado.

Segundo a nota, a Secretaria de Estado do Ensino e Administração Escolar concluiu na sexta-feira mais uma fase da reorganização da rede escolar, "processo iniciado há cerca de 10 anos e continuado por este Governo desde o ano letivo de 2011/2012, com bom senso e um olhar particular relativamente às características de contexto".

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.