Ordem dos Advogados aponta "enormes problemas" para a nova ministra resolver

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 mar 2022 (Lusa) -- O bastonário da Ordem dos Advogados (OA) considerou hoje que a nova ministra da Justiça enfrenta "um enorme desafio" e manifestou a sua expectativa que Catarina Sarmento e Castro possa contribuir para a resolução dos problemas do setor.

Numa reação enviada à Lusa, Menezes Leitão vincou que a definição da nova governante com a tutela da Justiça "é uma competência exclusiva" do primeiro-ministro António Costa, assegurando ainda que os advogados vão estar "integralmente disponíveis" para trabalhar com a antiga juíza conselheira do Tribunal Constitucional.

"Desejamos à nova Ministra da Justiça as maiores felicidades no exercício do seu cargo, sabendo que tem pela frente um enorme desafio, face aos enormes problemas com que o setor de Justiça presentemente se defronta e que se espera que possam ser por ela resolvidos", referiu o bastonário.

Antiga juíza do Tribunal Constitucional, ex-secretária de Estado e eleita deputada pelo PS nas últimas eleições, Catarina Sarmento e Castro é a nova ministra da Justiça, substituindo Francisca Van Dunem, que liderou esta pasta desde 2015.

A nova ministra da Justiça ocupava desde 2019 o cargo de secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, no Ministério da Defesa Nacional.

JGO (MYCA/FP) // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Política

António Costa defende que Europa deve ouvir Donald Trump

António Costa, que inicia no domingo funções de presidente do Conselho Europeu, acredita que um diálogo franco com os Estados Unidos deve continuar e que se deve ouvir o que o Presidente Donald Trump tem para dizer.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".