Advogado Eliseu Lopes lidera lista do BE em Valongo

| Política
Porto Canal / Agências

Valongo, 28 jun (Lusa) - O advogado Eliseu Pinto Lopes encabeça a lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Valongo nas eleições autárquicas de 29 de setembro, anunciou hoje o partido.

Eliseu Lopes, de 35 anos, foi já o cabeça-de-lista do BE/Valongo em 2009 e exerceu funções autárquicas enquanto membro da Assembleia Municipal.

"A sua intervenção cívica não se cinge à atividade política, tendo sido presidente do Instituto de Apoio aos Jovens Advogados, entre 2008 e 2010. É membro da Associação Olho Vivo e integra a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda", precisa um comunicado da estrutura bloquista de Valongo.

Para primeiro candidato à Assembleia Municipal de Valongo, o BE escolheu o técnico de radiologia Nuno Monteiro, de 44 anos.

No atual mandato, Nuno Monteiro tem já assento no órgão deliberativo municipal.

Para as duas principais freguesias, Valongo e Ermesinde, o BE optou, respetivamente, por Daniel Faria, 28 anos, e Carla Celeste Sousa, de 41.

As propostas do BE, que serão detalhadas "nas próximas semanas", passam por "políticas voltadas para os jovens, com incentivos à participação destes na vida concelhia, pela resposta solidária e não meramente assistencialista à emergência social e pela dinamização de uma democracia local e participativa".

Uma participação que, enfatiza o BE, "não se esgote no ato de votar de quatro em quatro anos".

JGJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.