Incêndios: Proteção Civil diz que programa "Aldeia Segura" precisa de ser revisto

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 16 mar 2022 (Lusa) -- O adjunto do Comando Nacional da Proteção Civil afirmou hoje que o programa "Aldeia Segura", lançado em 2018, não tem tido nos tempos mais recentes "a adesão esperada" e defendeu a revisão da iniciativa.

"É um bom programa, mas ultimamente não tem tido o apoio ou a adesão esperada", disse Pedro Nunes, que falava durante o 'webinar' "Um Programa Integrado de Gestão do Risco de Incêndios Florestais -- O Caso de Portugal", organizado pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Universidade de Coimbra.

Para aquele responsável, a diminuição da adesão ao programa pode dever-se, em parte, ao facto de já terem passado cinco anos desde os grandes incêndios de 2017 e de as "comunidades pensarem que isto é uma coisa do passado".

"Esta não é a forma correta de pensar", notou, referindo que a polémica em torno das máscaras inflamáveis que eram distribuídas no âmbito do programa também pode ter afetado o seu sucesso.

Para Pedro Nunes, para combater a ausência de adesão dever-se-ia pensar numa "revisão" do programa "Aldeia Segura".

O adjunto do Comando salientou que este é o único instrumento oficial que permite preparar as aldeias do país para responder a uma situação de incêndio florestal.

Na mesma sessão, o chefe da Divisão Técnica Ambiental do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), Ricardo Alves, notou uma mudança na investigação dos incêndios e nas próprias fiscalizações efetuadas naquilo que toca ao cumprimento das faixas de gestão de combustível e de perímetros de segurança em torno das casas.

Se em 2003 eram investigados 5% dos fogos que ocorriam, hoje, esse trabalho, a cargo da PJ e do SEPNA/GNR, já atinge uma taxa de "93% dos incêndios investigados".

Já o responsável pela Direção Nacional de Gestão do Programa de Fogos Rurais do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), João Pinho, abordou as mudanças relativamente ao espaço florestal em Portugal.

"Há 60 ou 70 anos, a coleção de biomassa era muito mais intensa e isso diminuía o perigo dos incêndios. Hoje, as condições são diferentes", constatou, apontando para vários programas do Governo, lançados nos últimos anos, que procuram diminuir o risco.

Questionado sobre o papel dos eucaliptos nos incêndios, João Pinho salientou que "mais importante do que a espécie, é a continuidade de combustível e a gestão dentro dos terrenos florestais".

"Os eucaliptos podem ser geridos para serem mais resistentes a incêndios e podem ser a solução, porque esse tipo de florestas, se bem e ativamente geridas, dar-nos-ão mais hipóteses de ter uma paisagem mais resistente", salientou, realçando a importância de o foco estar concentrado na boa gestão dos terrenos florestais.

JGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

Fernando Araújo apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.