Um terço dos novos casos de infeção por VIH em 2012 eram já casos de sida

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 jun (Lusa) - Um terço dos novos casos de infeção por VIH diagnosticados no ano passado eram já casos de sida, um dado que mostra que é necessário aumentar os diagnósticos precoces, segundo um relatório hoje apresentado.

De acordo com o documento do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), dos 776 casos de VIH diagnosticados em 2012, 33,8% eram casos de sida.

Dos restantes, metade eram casos em portadores assintomáticos e 17,8% casos sintomáticos, mas ainda não de sida.

Helena Cortes Martins, que hoje apresentou o relatório em Lisboa, refere que a percentagem de casos de sida diagnosticados no total das infeções por VIH se tem mantido em valores semelhantes nos anos anteriores, mas admite que "há que fazer um esforço para o diagnóstico precoce".

"O diagnóstico tardio compromete o tratamento", sublinha.

Segundo o documento, nos últimos anos há um decréscimo no número total de casos de infeção VIH, também verificado para os casos de sida.

ARP // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

PJ desmantela uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país e deteve sete suspeitos, incluindo os seus líderes, durante a operação de combate ao narcotráfico realizada hoje na cidade do Porto.

Portugal vai estar final da Eurovisão com "Grito" de Iolanda

A representante de Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, Iolanda com a canção “Grito”, garantiu esta terça-feira a passagem à final do concurso, marcada para sábado em Malmö, na Suécia.

Ministra justifica exoneração de diretor nacional da PSP com “reestruturação profunda”

A ministra da Administração Interna justificou esta segunda-feira a aposta num “novo homem” para dirigir a Polícia de Segurança Pública com a “reestruturação profunda” que o Governo quer fazer na PSP.