População de Pequim aumentou quase meio milhão em apenas um ano

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 19 jun (Lusa) - A população do município de Pequim aumentou quase meio milhão no ano passado, excedendo os 21 milhões de habitantes, indicam estatísticas divulgadas na quarta-feira pelo governo municipal.

No final de 2013, a capital chinesa tinha 21,15 milhões de habitantes, mais 455.000 do que um ano antes, e mais de um terço (38%) do total correspondia a trabalhadores migrantes, oriundos de outras regiões do país.

Os números traduzem a rápida urbanização em curso na China, um processo que atrai anualmente às cidades do país mais de dez milhões de pessoas.

Como Xangai, Tianjin e Chongqing, o município de Pequim tem o estatuto de uma província. É também de um dos maiores, com uma área equivalente a mais de metade da Bélgica.

O mais densamente povoado é o Xangai, a "capital económica" da China, com mais de 24 milhões de pessoas concentradas numa área de 6.340 quilómetros quadrados (apenas cerca de 1.000 quilómetros quadrados mais do que o Algarve).

AC // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Pela primeira vez, um submarino português navegou debaixo do gelo do Ártico

O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo.

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.