Compositor de jazz Horace Silver morre aos 85 anos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 19 jun (Lusa) - O pianista e compositor de jazz Horace Silver, criador do estilo rítmico conhecido como 'hard bop' nos anos de 1950, morreu na quarta-feira, aos 85 anos, anunciou a rádio pública norte-americana.

Nascido no Connecticut, nos EUA, Horace Ward Martine Tavares Silva tem família de origem cabo-verdiana e a sua carreira artística foi influenciada desde cedo pela música de Cabo Verde.

Silver começou a carreira como saxofonista e a tocar em bares na cidade onde nasceu e foi descoberto pelo lendário músico Stan Getz.

Nos anos 1950 mudou-se para Nova Iorque e foi lá que trocou o saxofone pelo piano, tendo tocado durante 25 anos no Blue Note Jazz Club.

Além de Stan Getz, tocou com outros músicos como Miles Davis, Art Blakey e Lester Young.

O seu primeiro álbum -- "Horace Silve rand the Jazz Messengers" -- é considerado como a pedra angular do 'hard bop', que vai buscar a sua inspiração ao R&B, gospel e blues, por oposição ao 'cool jazz', o "jazz branco".

ARP // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.