Bombeiros Municipais de Viana vão formar colegas de cidade moçambicana

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 18 jun (Lusa)- Elementos dos Bombeiros Viana do Castelo, a única corporação profissional do Alto Minho, vão formar colegas da cidade de Matola, em Moçambique, anunciou hoje o autarca local.

O anúncio foi feito pelo socialista José Maria Costa, hoje, em conferência de imprensa, no âmbito da visita de uma delegação daquela cidade moçambicana à capital do Alto Minho, que estão geminadas desde 2006.

"A Matola é uma grande cidade, e quer organizar de uma forma mais aprofundada a área da proteção civil. Há uma experiência do corpo municipal de bombeiros que vai ser transmitida em ações de formação aos técnicos moçambicanos", explicou José Maria Costa, que visitou aquela cidade moçambicana em 2012.

Adiantou que está a ser estudada a forma de trazer até Viana elementos da corporação moçambicana para receberem formação dos bombeiros municipais e, posteriormente, uma delegação de profissionais da capital do Alto Minho deslocar-se-á à Matola.

Os Bombeiros Municipais de Viana são a terceira força mais antiga do país. Contam com uma estrutura profissional constituída por mais de 50 operacionais.

José Maria Costa adiantou também que, ao abrigo de outros acordos de geminação existentes entre a Matola e várias cidades portuguesas, a cooperação nesta área poderá passar ainda pelo apetrechamento da corporação moçambicana com "alguns equipamentos".

"Estivemos a estudar a forma de apoiar, em articulação com outras cidades geminadas com a Matola, como é caso de Viseu, Loures e Seixal, para tentarmos encontrar um programa nacional e europeu de ajude a apetrechar a corporação moçambicana", explicou.

A educação e a cultura são também áreas definidas como prioritárias. Já no próximo ano, Viana poderá receber escritores e artistas da Matola para participarem na Feira do Livro e na Feira de Artesanato.

A nível empresarial a área das novas tecnologias, já com negócios de empresários de Viana a operar em Moçambique, foi apontada como uma das possibilidades para a criação de novos investimentos.

O recém-eleito presidente do Conselho Municipal da Matola, com cerca de 1 milhão de habitantes, referiu que apesar de Matola estar a crescer, ainda tem "muitas necessidades".

"Quando assumi o município inteirei-me dos acordos que existiam e vimos que Viana do Castelo respondia, em parte, ao que são as nossas necessidades. A nossa palavra de ordem é dar resposta a todos os anseios da população da Matola que nos elegeu e Viana do Castelo têm experiencia de governação para nos ajudar", sustentou Calisto Cossa.

O autarca da cidade capital da província de Maputo classificou como "muito positiva" a deslocação à capital do Alto Minho por considerar que foram "identificadas áreas que rapidamente poderão merecer a atenção das duas partes".

ABYC // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.

CIM Douro aprova 9,6 milhões de euros em apoios do Norte 2030 para as empresas do território

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) aprovou 115 candidaturas no âmbito do programa Norte 2030, que se traduzem num incentivo global de 9,6 milhões de euros (ME) destinados às empresas do território.

Relação condena três militares da GNR da Feira por corrupção

O Tribunal da Relação do Porto (TRP) condenou três militares da GNR de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, por crimes de corrupção, revendo algumas das penas que lhes tinham sido aplicadas por outros crimes.