Setor do granito recorre a imigrantes para recuperar mão de obra, mas "nem assim é suficiente"

| Norte
Porto Canal

O setor do granito tem recorrido a imigrantes para combater a falta de mão de obra, mas segundo disse o Presidente da Associação dos Industriais de Granito, "nem assim é suficiente", porque o "setor do turismo e restauração está a competir connosco na contratação destes trabalhadores imigrantes". 

O Presidente da Associação dos Industriais de Granito referiu que "nos últimos dois anos tem sido um problema grave para a indústria do granito", mas revela que com a pandemia "estas pessoas perderam os seus empregos e, foi assim que conseguiram captar estes trabalhadores" para o setor, proporcionando "boas condições habitacionais" de forma a atrair ainda mais.

Ainda assim, o Presidente da Associação dos Industriais de Granito revelou que para se começar a produzir e exportar "o concelho de Vila Pouca de Aguiar precisa ainda de 100 trabalhadores".

 

Apesar de toda esta falta de mão de obra, o setor do granito "está em crescimento", adiantou o Presidente da Associação dos Industriais de Granito.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.