Série portuguesa sobre Rendimento Básico Incondicional apresentada quinta-feira em Gaia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 25 nov 2021 (Lusa) - A primeira série documental realizada em Portugal sobre o Rendimento Básico Incondicional (RBI), que em 12 episódios reúne mais de 50 entrevistados nacionais e internacionais, será apresentada quinta-feira no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia.

Em comunicado, a organização revela hoje que na série documental portuguesa, intitulada "RBI: Um caminho de Liberdade", as mais de 50 personalidades consagram a "necessidade crescente de projetar o RBI como solução para fugir a situações de pobreza e garantir a participação de qualquer indivíduo na sociedade de forma digna".

Entre os entrevistados, pertencentes à sociedade civil, política, academia e mundo associativo e empresarial, encontram-se Carlos Moedas, Pedro Duarte, Roberto Merrill, Carla Guapo da Costa, Cristina Rodrigues, Rodrigo de Lapuerta e Oliver de Schutter, que na série "reconhecem a importância e garantir um rendimento básico distribuído de maneira incondicional a todos os residentes em Portugal legalizados".

Produzida pelo eurodeputado Francisco Guerreiro e realizada por Hugo de Almeida, a série vai ser apresentada no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia na quinta-feira, pelas 18:00, e na presença do presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

Além da exibição de três dos 12 episódios, o Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia será ainda palco para um debate protagonizado pelos especialistas Robert Merrill, Lina Coelho e Helena de Sousa Freitas, e moderado pelo eurodeputado Francisco Guerreiro.

Ao longo dos 12 episódios - que serão disponibilizados 'online' gratuitamente - a série documental aborda diferentes áreas de intervenção, desde a tecnologia e emprego às questões da pobreza e desigualdade social, bem como a cultura, lazer, educação, investigação, cidadania, igualdade de género, saúde preventiva, desenvolvimento do mundo rural e ecologia regenerativa.

"RBI: Um caminho de Liberdade" visa "elucidar a opinião pública europeia" sobre o RBI, sensibilizar a classe política para a implementação de um projeto-piloto em Portugal e "alcançar um milhão de assinaturas com o intuito de colocar o RBI a ser discutido pela Comissão Europeia".

Citado na nota, o eurodeputado Francisco Guerreiro salienta que a iniciativa será levada de norte a sul do país "para que seja possível dar a conhecer esta ideia a cada vez mais pessoas e mostrar a evolução que poderá vir a representar enquanto sociedade". 

"O tempo é o bem mais precioso que temos e é fundamental termos as condições necessárias para podermos desfrutar dele com qualidade", acrescenta.

Além da produção da série, a organização do evento revela ter sido elaborado um estudo sobre a aceitação do RBI em Portugal, no qual se registou um "índice de favorabilidade de 76% quanto à implementação da medida" junto dos inquiridos, que foram selecionados de forma aleatória.

O Rendimento Básico Incondicional é uma prestação atribuída a cada cidadão, independentemente da sua situação financeira, familiar ou profissional, e suficiente para permitir uma vida com dignidade.

 

SPYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Moedas elege “quatro grandes desafios” para o PSD e dá apoio incondicional a Montenegro

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, elegeu hoje “quatro grandes desafios” para os sociais-democratas voltarem ao Governo, e colocou-se ao lado de Luís Montenegro “para o que der e vier”.

Dezenas de árvores de grande porte abatidas no centro do Porto por ordem do Montepio

Associação Mutualista ordenou o abate de dezenas de árvores da baixa da Invicta, área onde escasseiam espaços verdes, tendo em vista a construção de um empreendimento. Autarquia defende que árvores se encontravam em mau estado.

Câmara de Matosinhos investe 7,5 milhões de euros na requalificação do Corredor Verde do Leça

Câmara Municipal de Matosinhos investe 7,5 milhões de euros em 5,5 quilómetros, entre a Ponte da Pedra e a Ponte de Moreira. A segunda fase da empreitada já está adjudicada.