Câmara de Lisboa quer contratar 75 novos cantoneiros de limpeza

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 jun (Lusa) -- A Câmara de Lisboa quer contratar 75 novos cantoneiros de limpeza e vai pedir autorização à Assembleia Municipal para abrir um concurso comum.

Esta decisão surge depois de a câmara ter transferido cerca de 1000 trabalhadores daquela categoria profissional para as juntas de freguesia, no âmbito da transferência de competências, e se ver atualmente confrontada com uma deficiente recolha de lixo na cidade.

Segundo uma proposta que vai na quarta-feira à reunião da câmara, os novos funcionários terão "contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado".

Na proposta, assinada pelo vice-presidente, Fernando Medina, e pelo vereador da Higiene Urbana, Duarte Cordeiro, pode ler-se que naquela categoria profissional estavam previstos 1499 postos de trabalho, "dos quais 225 encontravam-se vagos, número que à atual data ascende a 252, sendo previsível, a curto prazo, aumentar, dado se encontrarem, em curso, na Caixa Geral de Aposentações cerca de 50 pedidos de aposentação".

Os vereadores lembram ainda que os serviços da administração pública verificam o número de trabalhadores que se encontram em funções e, caso sejam insuficientes, "pode promover o recrutamento dos necessários à ocupação dos postos de trabalho em causa".

Fernando Medina e Duarte Cordeiro frisam que do atual mapa de pessoal "resulta um elevado número de postos de trabalho vagos" na categoria de cantoneiro de limpeza, o que indicia "manifestas necessidades de pessoal nesta área de atividade".

Afirmando que a limpeza urbana é uma das "mais relevantes missões do município de Lisboa", os vereadores defendem que a recolha do lixo na cidade "impõe um número suficiente de trabalhadores".

Na reunião de câmara de 28 de maio, o vice-presidente fez saber que pretende contratar 150 novos cantoneiros até 2016.

A falta de cantoneiros foi um dos motivos que levou o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa a marcar uma greve para quinta-feira, dia dos Casamentos de Santo António e das Marchas Populares.

Entre as outras reivindicações estão a falta de condições laborais, e as pressões feitas aos trabalhadores para completar o serviço, também resultantes do elevado número reclamações apresentadas na autarquia sobre a questão da recolha do lixo.

MCL // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.